Conteúdo da Notícia

Portal do TJCE disponibiliza seção para divulgar ações relativas ao Controle de Constitucionalidade

Ouvir: Portal do TJCE disponibiliza seção para divulgar ações relativas ao Controle de Constitucionalidade

Os interessados em pesquisar ações ou incidentes julgados no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), relacionados ao Controle de Constitucionalidade, podem ter acesso ao acervo, de forma rápida e organizada, no Portal Judiciário cearense. Para isso, basta clicar AQUI. O serviço, desenvolvido pela Superintendência da Área Judiciária, em parceria com a Secretaria Judiciária do 2º Grau (Sejud 2), contempla o compromisso do Tribunal com o princípio da transparência nas atividades administrativas e judiciais.

Além da publicação das decisões no Diário da Justiça, o público – partes, advogados, procuradores, magistrados, professores e estudiosos do assunto – pode conferir o teor das decisões no site do TJCE, a partir de parâmetros de busca como datas, relator do processo, tipo de legislação e resultado do julgamento, entre outros. A iniciativa atende ainda à orientação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) para garantir ampla divulgação dessas matérias.

O acervo do TJCE reúne informações de processos e incidentes processuais relacionados ao Controle de Constitucionalidade datados desde 1989 e envolveu minucioso trabalho de identificação, eventual desarquivamento e higienização, classificação e digitalização dos documentos, em projeto setorial capitaneado pela Sejud 2. As soluções tecnológicas utilizadas para tanto, todas agregadas ao pacote de funcionalidades Microsoft Teams, envolvem desde recursos “low code” – que permitiram a criação de aplicativo específico para auxiliar as atividades desempenhadas durante as sessões de julgamento em que se decide, de modo concentrado ou difuso, a respeito da constitucionalidade ou não de lei e/ou ato normativo – até aplicação de análise e publicação de dados.

SAIBA MAIS

Controle de Constitucionalidade é realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelos Tribunais de Justiça para aferir se os atos normativos questionados em processos ou incidentes processuais são ou não compatíveis com a Constituição Federal ou Estadual. “Low Code” é uma abordagem de desenvolvimento de software que requer pouca ou nenhuma codificação para construir aplicativos e processos.

TjceTransparente