Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário estadual adere  à Campanha Outubro Rosa

Poder Judiciário estadual adere à Campanha Outubro Rosa

Ouvir: Poder Judiciário estadual adere à Campanha Outubro Rosa

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Fórum Clóvis Beviláqua, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza e fóruns localizados no Interior do Estado aderiram à Campanha Outubro Rosa. Para simbolizar a adesão, as fachadas dos prédios ganharam iluminação especial na cor rosa durante este mês. O site e as redes sociais do Tribunal também aderiram ao movimento.

No Fórum da Comarca de Limoeiro do Norte (a 194 km de Fortaleza), além da iluminação, haverá palestra, no próximo dia 10, às 9h30, para conscientizar sobre o câncer de mama. Os servidores também estão elaborando um painel onde serão afixadas informações sobre a doença. O espaço servirá de mural coletivo para esclarecer sobre prevenção e tratamento da enfermidade.

Na Comarca Vinculada de Tururu (a 125km da Capital), o prédio ganhou decoração especial e os servidores estão utilizando camisa que alerta para a importância da prevenção. Já em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, os funcionários estão usando o símbolo da campanha.

As ações atendem ao Ofício Circular nº 3/2014 da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do TJCE, que tem como presidente a desembargadora Francisca Adelineide Viana. A magistrada solicitou aos juízes a adoção de providências para que as fachadas das unidades judiciárias ganhassem iluminação especial durante o mês de outubro.

OUTUBRO ROSA
O movimento Outubro Rosa, que começou nos Estados Unidos em 1990, é comemorado internacionalmente e tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo. A ação ocorreu em 2 de outubro de 2002.