Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário cearense dará posse a 23 novos juízes no próximo dia 20 de janeiro

Ouvir: Poder Judiciário cearense dará posse a 23 novos juízes no próximo dia 20 de janeiro

O Poder Judiciário cearense contará com o reforço de 23 novos juízes a partir do próximo dia 20 de janeiro. A solenidade de posse ocorrerá às 16h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e será conduzida pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, com transmissão ao vivo pelo Canal do TJCE no YouTube.

O Edital nº02/2023, que trata convocação da sessão extraordinária do Pleno do Tribunal para a realização da posse coletiva, foi publicado no Diário da Justiça desta terça-feira (10/01). As relações dos aprovados no último concurso público para juiz substituto constam nos nos Editais nº 234/2022, 243/2022, 246/2022, 250/2022 e 06/2023.

Desde que assumiu a presidência do TJCE, em janeiro de 2021, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira já convocou 32 juízes para reforçar os trabalhos no Judiciário cearense.

ESCOLHA DAS COMARCAS
Na próxima segunda-feira (16/01), a partir das 14h, os candidatos às vagas devem comparecer à sessão pública para escolha da comarca onde darão início às atividades na magistratura cearense. A audiência será na Presidência do TJCE, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

SAIBA MAIS
Após passar em concurso público de provas e títulos, o juiz assume como substituto, em uma comarca de Entrância Inicial (Vara Única). Após dois anos no cargo, passa a juiz de Direito, quando atinge a chamada vitaliciedade.

As promoções ao longo da carreira podem ocorrer por merecimento ou antiguidade para as Entrâncias Intermediária e Final. A classificação das comarcas segue alguns critérios, como a quantidade de varas, de processos e o número de habitantes.