Conteúdo da Notícia

Podcast do TJCE traz história de vítima de violência e mostra atuação Juizado da Mulher nesses casos

Ouvir: Podcast do TJCE traz história de vítima de violência e mostra atuação Juizado da Mulher nesses casos

Como parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, o TJCE em Podcast aborda os 15 anos do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Fortaleza e conhece a história de Maria Elizabete, vítima que contou com a assistência da Unidade e fala sobre sua experiência nesse atendimento.

Em entrevista gravada na Casa da Mulher Brasileira, a juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado desde a sua instalação, fala sobre como era o suporte às mulheres antes de ter um local específico para esse serviço, o impacto com a chegada da Lei Maria da Penha e um balanço das ações ao longo dos 15 anos de atuação. “Eu acho que a gente já conquistou muita coisa, mas o caminho a percorrer ainda é muito longo”, disse.

O programa conta com a participação de Maria Elizabete, que sofreu uma tentativa de feminicídio por parte do seu então marido em 2009 e precisou do apoio do Juizado. “Me trataram muito bem. Quando eu chegava tinha merenda, me abraçava, até hoje elas me tratam bem”. Na oportunidade, Elizabete também faz um chamado para outras mulheres que estejam nessa situação a não terem medo de denunciar.


O TJCE em Podcast pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcast, Google Podcast entre outros.

SAIBA MAIS

A criação da unidade para o atendimento das vítimas foi estabelecida pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Na Capital cearense, ela passou a funcionar em novembro de 2007.

Contatos para atendimento de vítimas de violência doméstica:

Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
Tribunal de Justiça do Ceará
Telefone: (85) 3207.6938

1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza
Telefone: (85) 3108-2971
WhatsApp: (85) 3108-2973 | (85) 3108-2978
E-mail: juizadomulherfortaleza@tjce.jus.br | cajfortaleza@tjce.jus.br

2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza
Telefone: (85) 98732-6160
E-mail: for.2violenciamulher@tjce.jus.br

Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Juazeiro do Norte
WhatsApp: (88) 3571-5253
E-mail: juazeiro.violenciamulher@tjce.jus.br

JustiçaMulher