Conteúdo da Notícia

Palestra sobre tecnologia, neurociência e liderança abre I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial

Ouvir: Palestra sobre tecnologia, neurociência e liderança abre I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial

Uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está possibilitando que representantes de Tribunais de Justiça de vários estados brasileiros, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participem, durante dois dias, do I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas. O evento, que teve início nesta quinta-feira (23/06), com palestra sobre tecnologia, neurociência e liderança, é promovido em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e prossegue até amanhã (24), no auditório da Esmec.

“É com muita alegria que recebemos vários representantes de tribunais do país para demonstrar as soluções encontradas para os mais distintos problemas e em que medida pode ser utilizado como lição para os demais tribunais, inclusive o nosso próprio TJCE”, disse a presidente do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, no discurso que deu início aos trabalhos do encontro.

A presidente do TJCE acrescentou que as tecnologias disponíveis devem ser aliadas dos gestores, tanto do tribunal como de cada uma das unidades judiciárias e administrativas. “A inteligência artificial, por seu turno, está sendo trabalhada para que tenhamos até quatro ferramentas nos próximos meses, envolvendo questões como precedentes, prescrição intercorrente, prevenção e conexão e classificação do acervo para julgamentos temáticos. Tudo isso num ambiente de cooperação e colaboração entre os tribunais e sobre a coordenação necessária do Conselho Nacional de Justiça, que trará mais eficiência ao Judiciário brasileiro e melhor utilização das verbas públicas”, completou.

À fala da desembargadora, seguiu-se uma explanação sobre os conceitos do Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud), com seus dois eixos principais focados na transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e o fortalecimento da governança e da gestão. O Programa foi viabilizado por empréstimo de 28 milhões de dólares do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e sete milhões de dólares como contrapartida do Governo estadual, para serem usados nos próximos cinco anos. A operação de crédito é inédita no âmbito dos Tribunais brasileiros.

PRODUTIVIDADE EM FOCO

O primeiro momento para essas discussões no sentido de envolver servidores e magistrados que integram os projetos do Promojud, além de profissionais de outros tribunais que atuam na área da inteligência artificial, público-alvo do Simpósio, ocorreu com a exposição de Marielva Andrade Silva Dias e Rafael Leite Paulo. Ela é vice-presidente de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia, do Paraná; ele é juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após proferir a palestra “Inteligência Artificial, Tecnologia e Liderança”, junto com o magistrado, Marielva Andrade comentou sobre a importância auxiliar que os computadores podem ter nas melhorias da prestação jurisdicional. “Hoje, eles (computadores) têm a capacidade de reconhecer as emoções do ser humano e já conseguem perceber se você está triste, se você está feliz, se se está natural. Então, tudo isso vai aumentar ainda mais a produtividade, muito mais a assertividade do que é inteligência artificial, que nada mais é do que tentar colocar na máquina o raciocínio, o processo de tomada de decisão do ser humano. Estamos realmente transportando a nossa inteligência para o computador, trabalhando-se com padrões, o que vai facilitar muito o dia a dia de todas as organizações”, explicou.

Participantes do Simpósio, que prossegue até amanhã (dia 24), posam para foto

“Num primeiro momento dessa transformação, de uma Justiça que acumulava processos, vieram os sistemas de processo eletrônico como uma ferramenta fundamental para modificar a forma de tratar os processos de papel para um sistema eletrônico, e levando serviço para qualquer parte do país, para qualquer pessoa, com custo muito baixo. Agora, temos uma nova demanda por tecnologias para garantir que essa velocidade e melhoria de atendimento continue. E a inteligência artificial é, sem sombra de dúvida, parte desse conjunto de tecnologias que possibilita que a gente, de fato, continue a atender cada vez mais rápido, com maior qualidade, à população”, complementou o juiz Rafael Leite Paulo.

EXPERIÊNCIAS

Como a proposta do evento consiste, essencialmente, em abrir espaço para a exposição de diversas ferramentas utilizadas pelo sistema de Justiça e de outros Tribunais pelo Brasil, marcou presença, já em sua abertura, o juiz Tanit Adrian, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O magistrado catarinense celebrou a possibilidade de discutir a solução de problemas comuns a todas as cortes do país. “A automatização da tarefa, a melhoria da leitura das petições que nos são apresentadas, o auxílio decisões… tudo isso com automatizações e aplicação de inteligência artificial, que a gente já vê, na prática, sendo feito por instituições privadas. Eventos como esse são focos de discussão de onde nós conseguimos colher ferramentas muito proveitosas para o presente e para o futuro”, afirmou o magistrado, que vai apresentar o painel sobre classificação e petições em execuções fiscais no segundo dia do evento.

Para o diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará, desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, o Simpósio simboliza um momento de retomada das atividades da Instituição. “A Esmec, de fato, depois do pior momento da pandemia, retornou ao papel dela, importante no Judiciário, que é de formação continuada, oferecendo um local para debate de novos temas”, disse.

OUTROS DESTAQUES

O I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas segue na tarde desta quinta-feira (23) com quatro painéis apresentando algumas dessas práticas já adotadas por outros tribunais pelo Brasil. Na manhã de sexta-feira, antes de oferecer mais dessas exposições, o evento prossegue com um painel do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, de maneira remota.

Confira a programação AQUI.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

SERVIÇO:
I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas
Dias: 22 e 23 de junho
Horários: 8h30 às 16h50 (com intervalos para almoço e coffee break)
Local: Escola Superior de Magistratura (Esmec): Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, bairro Edson Queiroz, Fortaleza.

Agenda2030 Promojud