Conteúdo da Notícia

Palestra no Tribunal de Justiça orienta mulheres sobre transtorno de ansiedade

Palestra no Tribunal de Justiça orienta mulheres sobre transtorno de ansiedade

Ouvir: Palestra no Tribunal de Justiça orienta mulheres sobre transtorno de ansiedade

A Divisão de Saúde Ocupacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ofereceu, nesta quinta-feira (23/03), a palestra “Transtorno de Ansiedade nas Mulheres”. Cerca de 60 servidoras que trabalham em vários setores do TJCE também fizeram perguntas à psiquiatra Izabel Ferraz.
A médica explicou que existem cinco tipos principais dessa doença: transtorno do pânico (diferente do ataque de pânico), agorafobia, fobia específica, fobia social e transtorno de ansiedade generalizada. “São considerados os mais comuns dentro da psiquiatria, geralmente são crônicos e relacionados a fatores genéticos e externos (ambientais). Em média, as mulheres são afetadas três vezes mais do que o sexo masculino.”
Podem ser tratados com adoção de uma vida mais saudável, com exercícios físicos, alimentação equilibrada, atividades de lazer e cultural, entre outras. A pessoa pode ser encaminhada para terapias com psicólogos e, em último caso, para o psiquiatra, que utiliza intervenção com medicamentos. “O transtorno pode influenciar nos mais diversos aspectos da vida da pessoa. Atrapalha uma apresentação em público, relacionamento, realização das atividades de casa ou do trabalho. São inúmeros, desde algo bem pequeno até coisas maiores, como prejudicar a relação conjugal, familiar.”
Entre as participantes, a servidora Fátima Guimarães, destacou que, embora já soubesse de alguma coisa sobre o assunto porque lê a respeito, conseguiu aprender sobre a enfermidade. “Foi muito esclarecedora e proveitosa. A médica fez umas colocações importantes.”
A enfermeira da Divisão de Saúde do TJCE, Jacqueline Fidelis, ressaltou que os problemas relacionados à ansiedade podem afetar o desempenho profissional. “Identificamos que muitas mulheres apresentam esse problema e acaba influenciando no trabalho. Tentamos esclarecer para melhorar a produtividade.”
A palestra faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A próxima será na terça-feira (28/03), às 14h, com o médico Rafael Botelho, que abordará o tema “Tipos de calçados femininos e as principais doenças do pé relacionadas”.