Conteúdo da Notícia

Palestra no Tribunal de Justiça destaca  importância da Inteligência Emocional

Palestra no Tribunal de Justiça destaca importância da Inteligência Emocional

Ouvir: Palestra no Tribunal de Justiça destaca importância da Inteligência Emocional

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na tarde desta quarta-feira (21/02), palestra sobre “Inteligência Emocional para Gestão de Conflitos”. O evento, destinado a mediadores e conciliadores, também teve a participação de servidores e gestores do Judiciário.
“O objetivo do Nupemec é fornecer uma capacitação diferente daquela formação de conciliador e mediador tradicional que a gente vem investindo. Nós pensamos em vários assuntos que poderíamos usar para agregar conhecimentos aos conciliadores e mediadores, e a temática Inteligência Emocional traz uma complementação para eles usarem na parte prática”, explicou a diretora do Nupemec, Mariana Mont’alvernne.
A palestra foi ministrada pelo arquiteto, pós-graduado em Gestão Pública e Certificação em Leader Coach, e servidor do TJCE, André Luiz Naberezny Azevedo. Ele falou sobre a importância da Inteligência Emocional quando envolve a relação de pessoas em ambientes familiares, escolares, de trabalho, entre outros. “É um tema importantíssimo de trabalhar qualquer relação de pessoas que estão juntas em um ambiente interagindo. Os pilares da Inteligência Emocional são autoconhecimento e automotivação. Sou eu trabalhar e gerenciar as minhas emoções e as emoções do outro”, explicou.
O palestrante também destacou a relevância da temática para a prática de mediação e conciliação. “Numa mediação e conciliação é preciso existir uma empatia com as pessoas envolvidas. Portanto me conhecer e conhecer o outro,  meu perfil comportamental e o do outro, me capacita a desenvolver a empatia, que pra mim é a habilidade e ferramenta mais importante dentro de uma conciliação, você se colocar no lugar do outro”, disse.
Presente ao evento, a bacharel em Direito e conciliadora, Evelisa Mendes Oliveira, pontuou a relevância do tema nas realizações das audiências de conciliação. “A Inteligência Emocional evita que em determinados momentos você perca o controle diante da condução dos trabalhos. Possibilita que as audiências ocorram de uma forma mais eficaz. A mediação do conflito visa uma reconstrução de relações. Diante disso, o tema se faz extremamente importante”, enfatizou. O evento ocorreu no auditório do subsolo do TJCE.
WORKSHOP
O Nupemec está realizando, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o Workshop “Inteligência Emocional para Conciliadores e Mediadores”. A capacitação teve início nessa terça-feira (20/02) e prossegue nos dias 21, 27 e 28 de março, das 8h às 12 horas. O treinamento é destinado a 20 participantes.