Conteúdo da Notícia

Palestra no TJCE destaca uso da tecnologia na solução de conflitos

Palestra no TJCE destaca uso da tecnologia na solução de conflitos

Ouvir: Palestra no TJCE destaca uso da tecnologia na solução de conflitos

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, nesta sexta-feira (11/05), a palestra “Inovações Tecnológicas aplicadas à Soluções de Conflitos”. O advogado e procurador do Estado, Vicente Martins Prata Braga, explanou sobre o assunto.
O palestrante ressaltou a importância da tecnologia na atualidade e como a presença dela é inevitável. “A tecnologia veio para ficar e ela tem acompanhando a dinamicidade dos fatos. Tudo na vida está sendo modificado e o Direito não vai conseguir ficar longe disso. O Direito vai ser beneficiado, se assim seus protagonistas desejarem, com o avanço da tecnologia”, afirmou.
O advogado apresentou o conceito de Online Dispute Resolution (ODR), em tradução livre “método de resolução de conflito online”, destacando a existência de ferramentas capazes de colaborarem na solução dos litígios.
Para a supervisora do Nupemec, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, o encontro foi importante para apresentar inovações que auxiliam na efetividade da solução de conflitos. “O Poder Judiciário está investindo muito na área tecnológica para dar ainda mais celeridade à tramitação dos processos e o TJCE está inserido nesse contexto de inovação”, disse.
O encontro faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Solução de Conflitos, que tem o objetivo de trazer pessoas com ideias inovadoras para área, para que sejam disseminadas e, assim, desenvolvidos métodos cada vez mais eficazes para a conclusão de litígios.