Conteúdo da Notícia

Oficina Pais e Filhos realizada no Fórum Clóvis Beviláqua orienta famílias a superarem conflitos

Ouvir: Oficina Pais e Filhos realizada no Fórum Clóvis Beviláqua orienta famílias a superarem conflitos

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza realizou mais uma edição da Oficina Pais e Filhos na última quarta-feira (06/09). O encontro acontece quinzenalmente (ou a depender da demanda) e é destinado a casais que têm filhos e estão envolvidos em ações de divórcio, disputas pela guarda dos filhos, agressões e outros conflitos familiares.

O divórcio é um acontecimento que causa muitos impactos nas vidas das pessoas envolvidas, principalmente quando há filhos(as). A oficina surge como uma ferramenta para a pacificação das relações, auxiliando os pais e mães a protegerem as crianças dos efeitos danosos de seus conflitos, na tentativa de reduzir traumas decorrentes das mudanças das relações familiares.

Nesta última edição realizada no Fórum Clóvis Beviláqua, havia um casal reatando o relacionamento após desistir do divórcio. O marido, Francisco Régis, havia frequentado uma edição do encontro com os dois filhos mais novos (eles são pais de três meninas e um menino) após fazerem o pedido do divórcio. Após as explicações e orientações recebidas durante a oficina, ele saiu decidido a falar com a esposa, Ana Líria, e argumentar para que mantivessem a família.

“Quando ele me disse ‘eu vou te esperar, decidi orar por você e pela nossa família’ me impactou muito. Porque tudo o que ele me falava, eu ignorava, mas ver essa mudança de atitude nele me fez achar que alguma coisa naquela oficina poderia ter algum efeito. Nós dois já tínhamos passado por outros relacionamentos e, ao perceber que todo mundo tem defeitos, repensei e preferi ficar com o pai dos meus filhos, que estava ali por nós”, revela Ana Líria.

O casal se comprometeu a continuar frequentando as oficinas, além de ser acompanhado por psicólogos e líderes da igreja onde frequentam. A oficina é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, na capital cearense, a realização é do Cejusc, com o apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Na última edição, a servidora do Cejusc Maracanaú, Débora Nascimento Sá, esteve presente, se preparando para implantar a oficina naquele município.

A oficina é disponibilizada duas vezes por mês no Fórum. Para otimizar os trabalhos, os participantes ficam divididos em grupos

No Fórum, a sala destinada aos pequenos é um ambiente acolhedor, onde eles são acompanhados em diferentes atividades. O pintor Alisson Borges fez um cenário para o momento da contação de histórias, baseado nos livros: “Divórcio do Papai e Mamãe Urso”, e “O Melhor de Dois Ninhos”.

A oficina, oferecida duas vezes a cada mês, é dividida em quatro grupos. Dois reúnem os adultos, outro fica com as crianças entre 6 a 11 anos e mais um para adolescentes de 12 a 17 anos. Uma equipe de psicólogos e mediadores voluntários promove reflexões e utilizam cartilhas educacionais neste trabalho. As famílias que tiverem interesse em participar, podem enviar os dados para o e-mail oficinadepaisefilhos@tjce.jus.br ou mensagem de WhatsApp para 85 3492-8034 e falar com a psicóloga do Cejusc Fortaleza, Mônica Sant’Ana Mantini.

Agenda2030