Conteúdo da Notícia

Caso Curió: TJCE inicia terceiro júri com oito novos réus e leva a julgamento 20 acusados em menos de três meses

Ouvir: Caso Curió: TJCE inicia terceiro júri com oito novos réus e leva a julgamento 20 acusados em menos de três meses

Em continuidade aos julgamentos do caso conhecido como “Chacina do Curió”, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai dar início, nesta terça-feira (12/09), a um novo júri com mais oito acusados. Os réus se juntarão a outros 12 que foram julgados pelo Conselho de Sentença (jurados) da 1ª Vara do Júri de Fortaleza em menos de três meses. Desta forma, ao fim deste julgamento, 20 dos 30 policiais militares que respondem aos processos terão sido submetidos a julgamento neste intervalo. Veja a cobertura completa com todos os detalhes clicando no hotsite disponível no Portal do TJCE.

A abertura dos trabalhos está marcada para 9h, no Fórum Clóvis Beviláquia, com o sorteio dos sete jurados que vão decidir a causa. Após isso, seguirá com as etapas que compõem o rito do Tribunal do Júri.

No primeiro júri, iniciado em 20 de junho e encerrado em 25 do mesmo mês, houve a condenação de quatro réus pelo Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza. A sessão foi concluída após 63h20 de trabalho e os réus Antônio José de Abreu Vidal Filho, Marcus Vinícius Sousa da Costa, Wellington Veras Chagas e Ideraldo Amâncio foram considerados culpados pela participação em 11 homicídios consumados, três homicídios na forma tentada, três crimes de tortura física e um de tortura mental. De acordo com a decisão, cada um deles, individualmente, recebeu a pena de 275 anos e 11 meses de prisão em regime inicialmente fechado.

segundo julgamento foi finalizado na última quarta-feira (06/09), após 97 horas e 30 minutos de trabalhos durante nove dias de sessão. O Conselho de Sentença não acolheu a pretensão ministerial e, dessa forma, decidiu pela absolvição dos oito réus, sendo eles: Gerson Vitoriano Carvalho, Thiago Veríssimo Andrade Batista de Moraes, Josiel Silveira Gomes, Thiago Aurélio de Souza Augusto, Ronaldo da Silva Lima, José Haroldo Uchoa Gomes, Gaudioso Menezes de Mattos Brito Goes e Francinildo José da Silva Nascimento.

PÚBLICO

O auditório onde ocorre o julgamento possui 189 assentos permanentes. Para as sessões, foram acrescentados 36 lugares, obedecendo aos critérios de segurança e acessibilidade, resultando, assim, em 225 vagas que devem ser preenchidas por familiares, advogados, estudantes, autoridades, imprensa e público geral. Para o julgamento, estão previstos, depoimentos de vítimas sobreviventes, e de testemunhas de acusação e de defesa, além de oito interrogatórios dos réus.

O PROCESSO

O processo possui mais de 13 mil páginas e foi desmembrado em três para dar mais agilidade aos julgamentos. Após diversos recursos, 30 réus continuaram respondendo pelos crimes ocorridos em novembro de 2015 na Região da Grande Messejana. Os episódios deixaram 11 pessoas mortas, três vítimas de tentativa de homicídio e outras quatro de tortura.

CREDENCIAMENTO/IMPRENSA

Os profissionais da imprensa que desejam acompanhar o julgamento devem fazer o credenciamento junto à Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), clicando AQUI. Fotos, vídeos e áudios de momentos do julgamento ficarão a cargo, exclusivamente, da Assessoria de Comunicação do TJCE.