Conteúdo da Notícia

Nupemec do TJCE entrega certificados para advogados que concluíram Curso de Formação em Mediação Judicial

Ouvir: Nupemec do TJCE entrega certificados para advogados que concluíram Curso de Formação em Mediação Judicial

Um total de 25 advogados receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação de Mediadores Judiciais, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE), na tarde dessa quarta-feira (11/08), durante evento por videoconferência. Após a solenidade, os certificados foram encaminhados para o e-mail dos profissionais.

O treinamento capacitou os advogados para atuarem em unidades judiciárias da Capital e Interior. Eles foram indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) para participarem do curso, que contou com 120h/a, pela modalidade Educação a Distância (EaD). Também ocorreram duas aulas teóricas na sede da OAB da Capital.

“Quando as pessoas entram em conflitos, elas procuram o Poder Judiciário na busca de uma decisão para pacificação e justiça entre as partes. A função de vocês é nobilíssima. Atuarão pela inexistência ou minoração dos conflitos e serão os artífices que vão ter a possibilidade de fazer essa paz social. Parabéns! Sintam-se todos abraçados pelo Nupemec”, disse o supervisor do órgão, desembargador Carlos Alberto Mendes Forte. Na ocasião, ele também parabenizou todos os operadores do Direito pelo Dia do Advogado e do Magistrado, celebrado nesta quarta (11).

A mediadora judicial e defensora pública, Rozane Martins Miranda, instrutora do curso, enfatizou que os advogados capacitados serão “auxiliares da Justiça com uma função muito importante de dar voz e proporcionar um ambiente favorável para a vontade das pessoas. A beleza da mediação é possibilitar a autonomia da vontade. Nós operadores do Direito somos fundamentais para mudança da Justiça, que precisa chegar a todos”.

Suzyanne Ventura Pessoa, presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB, agradeceu ao TJCE a “oportunidade, parceria e colaboração, pois existia uma demanda grande de advogados em busca do curso de mediação. Era um pleito antigo. Esperamos, enquanto OAB, que esse curso tenha outras edições e novas turmas para os operadores do Direito”.

Representando a turma dos novos mediadores, a advogada Sonia Cavalcante destacou que o curso é importante, porque a mediação se impõe pela força da palavra. “É através da nossa fala que vamos conseguir acordos ao ouvir pessoas que estarão a nos procurar. De forma imparcial, seremos instrumentos. É por meio do diálogo que conseguimos a promoção da paz. Sou muito grata pelo que aprendi, pelos ensinamentos, Hoje, estamos de parabéns. Obrigada a todos!”.

O curso teve a colaboração dos instrutores Helder Assunção, Geanne Catunda de Carvalho e Flávio Rodrigues de Sousa. A capacitação iniciou-se em 2019 e foi concluída na primeira semana de agosto deste ano.