Conteúdo da Notícia

Justiça estadual inicia Curso de Segurança Pessoal para magistrados na Esmec

Ouvir: Justiça estadual inicia Curso de Segurança Pessoal para magistrados na Esmec

A Comissão de Segurança Permanente e a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), iniciaram, nesta quinta-feira (12/08),  mais uma turma do Curso de Segurança para Magistrados. A aula inaugural foi com o coronel Cláuber de Paula, que discorreu sobre “Proteção de Autoridades e Proteção 4.0”, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O objetivo é capacitar os juízes estaduais para que conheçam e adotem estratégias de segurança que permitam o auxílio à integridade física, pessoal e de familiares, em situações de risco.

Na solenidade de abertura, o desembargador Mauro Liberato, presidente da Comissão de Segurança Permanente do TJCE, destacou se tratar de um curso técnico bastante interessante e de excelência, ministrado por pessoas competentes e, que, ao final, sem dúvida, os magistrados ficarão bastante satisfeitos. “A AESP é uma instituição parceira que tem nos dado um apoio muito firme e importante na qualificação dos nossos magistrados no que diz respeito a esse tema”. A capacitação, que conta com a carga horária de 44 horas/aula, abordará o gerenciamento de crise, ações de inteligência na proteção da autoridade judicial, ações para proteção de autoridades judiciais, direção defensiva e evasiva prática e prática de tiro.

“É com satisfação que iniciamos este momento e com o grato prazer em poder colaborar e caminhar juntos com o Tribunal de Justiça do Ceará. Nós entendemos o quanto é necessário e importante a transmissão desse conhecimento para que os senhores saibam como proceder, no âmbito pessoal e individual, nas mais diversas situações, além de possibilitar o entendimento da missão de cada oficial de segurança para que haja uma colaboração mútua, entre Judiciário e segurança pública. A Academia está de portas abertas para que possamos cada vez mais fortalecer essa parceria e dar o nosso melhor à população cearense”, afirmou o diretor-geral da AESP, coronel Clairton Abreu.

Para o tenente-coronel Álvaro Júnior, chefe da Assistência Militar do TJCE, “o curso irá possibilitar o entendimento dos procedimentos e protocolos de segurança adotados pelas equipes de escoltas nas mais diferentes situações, contribuindo, assim, para o trabalho realizado pelos policiais”.