Conteúdo da Notícia

Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior chega ao segundo ciclo de atividades de 2022

Ouvir: Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior chega ao segundo ciclo de atividades de 2022

O Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou o segundo ciclo de atividades de 2022. O objetivo é auxiliar na elaboração e no processamento de expedientes de unidades judiciárias visando a redução da taxa de congestionamento, o aumento da produtividade, a celeridade no cumprimento dos atos e a padronização dos procedimentos.

Cinco unidades passaram a contar com o apoio do Núcleo nesta terça-feira (1º/02): 2ª Vara de Cascavel, 2ª Vara de Pacatuba, 2ª Vara da Comarca de Pacajus, Vara Única da Comarca de Campos Sales e Vara Única de Ibiapina, que terão esse auxílio até o dia 4 de março. O calendário foi divulgado no Diário da Justiça da última sexta-feira (28/01).

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Juazeiro do Norte também foi incluído e está recebendo o suporte do Nupaci desde segunda-feira (31/01). A atuação seguirá até o dia 31 de março, com auxílio na organização e na realização de audiências.

Em janeiro, no primeiro ciclo de 2022, a equipe trabalhou em outras cinco unidades: 1ª Vara Cível de Quixadá, 1ª Vara Cível de Viçosa do Ceará, Vara Única de Coreaú, Vara Única de Paracuru e Vara Única de Jijoca de Jericoacoara. Servidores do Nupaci também integram uma força-tarefa com atuação nas Varas de Execução Penal de Sobral e Juazeiro do Norte.

“O trabalho do Núcleo é desenvolvido com base em critérios estabelecidos pela Presidência do TJCE para seleção das varas apoiadas. Verificamos que ao longo da nossa atuação conseguimos otimizar o desempenho em quantidade de atos, observando a padronização dos expedientes realizados. Assim, o Nupaci consegue contribuir com a celeridade processual para os jurisdicionados de todo o Interior do Estado”, explica a coordenadora do Núcleo, servidora Thais Lira.

Para o servidor José Marcos Alves Vilar, trabalhar no Nupaci “está sendo uma experiência incrível. É muito prazeroso quando damos andamento a um processo que estava parado e sabemos que tem alguém recebendo uma resposta do Poder Judiciário. A nossa missão como servidor do Tribunal de Justiça é que o cidadão tenha a sua demanda resolvida e a função do Nupaci é fazer com que essa resposta do judiciário seja mais célere e eficiente”.

Quem também integra a equipe é o servidor Izidoro Pereira da Silva Neto, que está entusiasmado com os benefícios que o trabalho dele vem proporcionando à sociedade. “O Nupaci, desde a sua criação, está contribuindo de maneira extremamente positiva para o descongestionamento das unidades, para a confecção de diversos expedientes e para a movimentação dos processos nas unidades em que atua. Desse modo, o Nupaci presta relevante auxílio às Comarcas do Interior, colaborando, por conseguinte, com a rápida e eficaz solução dos conflitos submetidos à apreciação do Poder Judiciário cearense”.

O trabalho do Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior teve início em maio de 2021 e é supervisionado pela juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti. Até dezembro do ano passado, foram totalizados 52.545 expedientes.