Conteúdo da Notícia

Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE encerra  quinta turma do Curso de Mediação Judicial

Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE encerra quinta turma do Curso de Mediação Judicial

Ouvir: Núcleo de Métodos Consensuais do TJCE encerra quinta turma do Curso de Mediação Judicial

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), encerrou, nesta sexta-feira (13/09), a quinta turma do Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), no bairro Água Fria, na Capital.

A juíza Helga Medved, titular do 22º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza e coordenadora do Núcleo, participou do encerramento, representando a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec. A magistrada destacou a relevância da capacitação. “É importante criar essa cultura de pacificação para servir e ajudar a população a solucionar seus conflitos. Todos que estão aqui têm um papel fundamental nesse processo”.

Ao todo, foram capacitados 25 alunos, entre servidores, advogados e estudantes de Direito. O curso teve início no dia 12 de agosto, sendo realizado às segundas e sextas-feiras, totalizando 40 horas/aula.

A servidora Michele da Costa, que trabalha na 25ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua, ressaltou o aprendizado adquirido durante as atividades. “Achei bastante proveitoso e tenho certeza que as técnicas de mediação que estudamos aqui irão ser bem aplicadas para auxiliar na solução dos conflitos”.

As aulas foram ministradas pelos instrutores Flávio José Moreira Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec; Tereza Mônica Sarquis Bezerra, servidora do 24º Juizado Especial Cível e Criminal; e Maria Célia Lima Moreira, voluntária. A iniciativa está em conformidade com a Resolução nº 125 do CNJ, que dispõe sobre a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.