Conteúdo da Notícia

Assistência Militar do TJCE implantará Brigadas de Incêndio em Comarcas do Interior

Assistência Militar do TJCE implantará Brigadas de Incêndio em Comarcas do Interior

Ouvir: Assistência Militar do TJCE implantará Brigadas de Incêndio em Comarcas do Interior

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) implantará Brigadas de Incêndio em comarcas do Interior. A medida, determinada pelo presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, tem o objetivo de minimizar os riscos de incêndios e acidentes nos estabelecimentos do Poder Judiciário estadual.

De acordo com o assistente militar do TJCE, tenente coronel José Herlínio Dutra, interessados em compor a brigada deverão participar de curso de capacitação, que inclui aulas sobre prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e treinamento prático. A primeira comarca no Interior a receber o treinamento, que terá início nesta segunda-feira (16/09), será Sobral, distante 250 km de Fortaleza.

Poderão participar magistrados e funcionários efetivos da Justiça estadual. O curso será ministrado por instrutores e monitores da 8a Seção de Bombeiros, que têm mais de 15 anos de serviços prestados à corporação. A capacitação terá carga horária de 20 horas/aula, durante cinco dias, de segunda a sexta-feira.

Ao final do curso, os brigadistas estarão aptos a avaliar os riscos existentes no estabelecimento, inspecionar equipamentos de combate a incêndio e elaborar rotas de fuga, além de apresentar relatório de irregularidades encontradas aos setores competentes. No que diz respeito às ações de emergência, eles poderão identificar a situação, acionar alarme, coordenar o abandono da área, acionar o Corpo de Bombeiros, auxiliar no atendimento pré-hospitalar, entre outras.

Além de Sobral, as comarcas que receberão a capacitação são Tauá, Tianguá, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte, Hidrolândia, Canindé, Acaraú e Beberibe. Atualmente, o TJCE, o Fórum Clóvis Beviláqua e os fóruns dos Municípios de Maracanaú e Caucaia já possuem brigadas formadas.