Conteúdo da Notícia

Novos magistrados acompanham atividades dos Juizados de Violência Contra a Mulher de Fortaleza durante VII Curso de Formação Inicial

Ouvir: Novos magistrados acompanham atividades dos Juizados de Violência Contra a Mulher de Fortaleza durante VII Curso de Formação Inicial

Os 30 novos juízes substitutos, que estão participando do VII Curso de Formação Inicial de Magistrados pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), iniciaram suas atividades nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, na última segunda-feira (17/01). O evento segue nesta quarta-feira (19/01) e, ao seu final, eles terão acompanhado os trabalhos realizados nas unidades especializadas, visto aulas teóricas sobre audiências e conhecido as redes de enfrentamento à violência contra a mulher de Fortaleza. 

Os novos magistrados já participaram de audiências realizadas nos 1º e 2º Juizados da Mulher da Capital, acompanhados das respectivas juízas titulares, Rosa Mendonça e Teresa Germana Lopes. Eles também serão apresentados às atividades que são desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), presidida pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra. 

“Ao conhecer de perto os serviços realizados nos Juizados de Violência Contra a Mulher da Capital, os novos magistrados estão tendo a oportunidade de presenciar a realização de um trabalho técnico especializado, proporcionando assim um aprendizado prático e teórico para sua formação inicial. Esse momento é extremamente importante, porque ao assumir as unidades judiciárias do Interior, eles terão um acervo processual envolvendo a matéria sobre violência doméstica e familiar”, enfatizou a juíza Teresa Germana. 

Os 30 novos magistrados reforçarão as comarcas do Interior para atender as demandas da população cearense. Eles foram empossados em outubro do ano passado, durante solenidade conduzida pela chefe do Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, no auditório da Esmec, seguindo todos os protocolos da vigilância sanitária para preservar a saúde dos participantes contra a Covid-19.

REDE DE PROTEÇÃO À MULHER
Nesta quarta (19), os magistrados conhecerão os demais órgãos de apoio à mulher de Fortaleza, que fazem parte da Rede de Proteção do Estado, como a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM); Célula de Autonomia Econômica; Centro de Referência Francisca Clotilde; Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher; Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher; Fortaleza da Defensoria Pública; Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (NUPROM) do Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Administração da Casa da Mulher Brasileira.