Conteúdo da Notícia

Capacitações e campanhas solidárias foram destaque na agenda da Assistência Militar do TJCE em 2021

Ouvir: Capacitações e campanhas solidárias foram destaque na agenda da Assistência Militar do TJCE em 2021

A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou balanço das ações realizadas ao longo de 2021. Foram promovidas capacitações para magistrados, oficiais e praças que atuam no Poder Judiciário estadual, houve encaminhamento de armas para destruição e campanha solidária, entre outras iniciativas.

Um total de 1.503 armas oriundas de procedimentos criminais foi enviado pela Assistência Militar para destruição, após autorização de magistrados. O acervo, entregue ao 10º Depósito de Suprimentos do Exército Brasileiro, incluía armas de fogo dos tipos: fuzis, rifles, espingardas, garruchas, pistolas e revólveres.

Segundo o coronel Álvaro Coêlho Viana Junior, assistente militar do TJCE, “o material acima mencionado foi recolhido perante os Fóruns Judiciários pertencentes às comarcas do Interior do Estado e da Capital”.

CAPACITAÇÕES
Ainda em 2021, 35 juízes participaram do Curso de Segurança para Magistrados, que teve duas edições realizadas. A capacitação, de 44 horas/aula, aborda gerenciamento de crise, ações de inteligência na proteção da autoridade judicial, direção defensiva e evasiva, além de prática de tiro.

O curso é promovido desde 2018 via Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Poder Judiciário – por meio da Comissão de Segurança Permanente e Assistência Militar – e a Secretaria da Segurança Pública Estadual – através da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A Comissão é presidida pelo desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato.

Pensando no aprimoramento do serviço prestado pelos policiais que atuam no Judiciário cearense, a Assistência Militar incentiva a capacitação da equipe. De 1º de outubro a 4 de novembro, os tenentes Rodolpho Garcia Justino e Antônio Breno Nascimento da Silva participaram do “Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial”, promovido pela Aesp, em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado.
O treinamento, dirigido a agentes públicos que atuam na Segurança de Autoridades, teve 260 horas de conhecimentos teóricos e práticos. Prevenção e controle de incêndios, planejamento e gestão de riscos estratégicos, direção defensiva e evasiva, noções de bombas e explosivos, segurança digital e de comunicações, estiveram entre os assuntos abordados.

Já o major Cleonardo de Mesquita Goes participou do II Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste, realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, em Salvador, na Bahia. Especialistas em Inteligência de Segurança Pública (ISP) de diversos estados e instituições estiveram presentes.

Também em novembro, do dia 8 ao dia 12 daquele mês, o tenente-coronel Sandro Wellington Vasconcelos Barros participou do curso “Tópicos de Comparação Balística, Perícias e Segurança em Mecanismos de Arma de Fogo”. A capacitação tem possibilitado que o oficial possa melhor instruir os integrantes da Assistência Militar quanto ao correto funcionamento e manuseio das armas de fogo.

Em dezembro, oito profissionais da Assistência Militar participaram do curso de Especialistas em Segurança Pessoal de Alto Risco, em Almirante Tamandaré, no Paraná. O evento ocorreu no Tactical Explosive Entry School (Tees Brazil), conceituado centro de formação em segurança, e tratou sobre técnicas de tiro e proteção, contra emboscada veicular, combate à frente e à retaguarda, noções e montagem de explosivos e enfrentamento a ameaças múltiplas em ambiente fechado.

Houve ainda a participação de 15 militares no “Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional”, promovido pela Aesp, em parceria com a Casa Militar do Estado. Durante o treinamento, de 160 horas/aula, eles tiveram aulas teóricas e práticas de planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignitários; direção defensiva e evasiva; bombas e explosivos; salvamento aquático; noções de inteligência e controle de distúrbios civis, entre outros.

Em meio aos profissionais da Assistência Militar capacitados em 2021 estão os sargentos Emanuell Mendonça Martins, que participou dos cursos “Introdução à atividade de inteligência”, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), e “Inteligência cibernética – Módulo 1”, pela Aesp; Tarcísio Pereira dos Santos Júnior, que fez treinamento sobre “Tópicos de Comparação Balística, Perícias e Segurança em Mecanismos de Arma de Fogo”; e Fernando Vicente de Sousa Milanez, que cursou “Inteligência Cibernéticas e Fontes Abertas”, capacitação também concluída pelo cabo Francisco Fabiano Lima Moraes.

REFORÇO DA EQUIPE
No dia 18 de outubro, a Assistência Militar do TJCE ganhou o reforço de dez novos bombeiros, entre eles uma mulher. A apresentação dos profissionais ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e contou com a participação da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Na ocasião, os militares entregaram os equipamentos utilizados durante a primeira entrada da magistrada no prédio, no dia 14 de setembro deste ano, após o incidente do dia 6 daquele mês, quando parte do Palácio da Justiça pegou fogo.

“É com muita emoção que participo deste evento. Emoção, porque volto no tempo. Vejo aqui esses verdadeiros guerreiros, que, naquele sinistro do dia 6 de setembro próximo passado, se esforçaram muito. O Corpo de Bombeiros fez o possível para que os danos materiais fossem mínimos. Não tivemos vítimas. Deixo o meu agradecimento, o meu reconhecimento, ao trabalho de cada um que estava naquele momento”, destacou a desembargadora.

SAÚDE MENTAL
Pensando na qualidade de vida dos policiais e bombeiros, a Assistência Militar do TJCE promoveu evento sobre saúde mental e ansiedade. A ação ocorreu no dia 28 de agosto, na Universidade de Fortaleza, e contou com palestra do médico psiquiatra Carlos Clayton Torres.

O especialista explicou como reconhecer a ansiedade patológica, sua origem, sintomas e os recursos disponíveis para manutenção do equilíbrio emocional frente aos desafios.

SOLIDARIEDADE
Outra iniciativa da Assistência Militar foi a doação de alimentos para o Lar Amigos de Jesus, que atua com acolhimento, apoio e assistência de crianças e adolescentes com câncer que vêm do Interior e precisam estar em Fortaleza para tratamento especializado. Os policiais e bombeiros que integram a equipe conseguiram arrecadar, ao todo, 119 de alimentos, entregues no mês de setembro.