Conteúdo da Notícia

Novos juízes fazem visita técnica ao Fórum Clóvis Beviláqua e conhecem práticas de gestão

Ouvir: Novos juízes fazem visita técnica ao Fórum Clóvis Beviláqua e conhecem práticas de gestão

Novos magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com atuação em comarcas do interior, puderam conhecer de perto o funcionamento do maior fórum do Estado. A visita técnica ao Fórum Clóvis Beviláqua ocorreu ao longo desta terça-feira (1º/02) e fez parte da etapa final do 6º e 7º cursos de formação inicial de juízes, promovidos pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Ao todo, 56 alunos e alunas, sendo 25 da sexta turma e 31 da sétima, foram recebidos pela juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum, que atuou como formadora. Durante palestra no auditório Floriano Benevides, a diretora apresentou a organização judiciária e administrativa da comarca, discorreu sobre as atividades forenses e os serviços de humanização, além dos desafios para uma gestão eficiente de pessoas e de patrimônio e os impactos da boa administração na atividade jurídica. “É muito importante partilhar essa experiência e focar na figura do juiz gestor. O Fórum da capital tem uma complexidade maior pelo volume de processos que chegam. Mais de 40% do acervo está aqui”, destacou a magistrada.

Também participaram da apresentação o diretor executivo da Área Judiciária da Comarca de Fortaleza, Elber Gonçalves, a diretora executiva da Área Administrativa do Fórum, Vanessa Plutarco, e o diretor estadual de atendimento do TJCE, Nelson Nogueira. Ainda durante a visita, os novos juízes conheceram a Central de Atendimento Judicial (CAJ), o Balcão de Informações, a sala de amamentação e a sala para vulneráveis digitais, entre outras instalações.

Na parte da tarde, estiveram presentes as juízas coordenadoras Ana Cleyde Viana De Sousa, coordenadora das Varas De Fazenda Pública; Danielle Estevam Albuquerque, coordenadora das Varas Cíveis; Valeska Alves Alencar Rolim, ouvidora-geral, e Solange Menezes Holanda, supervisora da Distribuição.

EXPERIÊNCIA
O juiz Jhulian Pablo Faria, que atua em Paracuru, faz parte da sexta turma do curso de formação. Natural do Espírito Santo, foi a primeira vez que conheceu o Fórum Clóvis Beviláqua, pois não pôde realizar a visita antes devido às restrições impostas pela pandemia. “Fiquei surpreso com a quantidade de varas e atribuições que existem aqui. A estrutura, apesar de grande, é muito organizada. A experiência adquirida será de grande ajuda para exercer as funções nas comarcas do interior”, declarou.

Para a juíza Rhaila Said, que assumirá a unidade de Ipueiras na próxima semana, “a experiência foi muito enriquecedora. Chamou minha atenção o projeto de comunicação visual, o Localize-se, que é uma ferramenta muito importante para as partes. Estou com boas expectativas para iniciar meu trabalho junto à população e fazer o meu melhor”, afirmou.

A comarca de Bela Cruz também contará com uma nova magistrada. Larissa Mayer é natural de Minas Gerais e ressaltou que, além de conhecer a estrutura do Fórum, a visita foi uma oportunidade para estreitar laços com colegas. “’Me inspirou também ver tantas mulheres ocupando cargos de gestão, a exemplo da presidente do TJCE e da diretora do Fórum de Fortaleza. Espero poder também ser um exemplo para outras mulheres”.

Confira a galeria de fotos AQUI.