Conteúdo da Notícia

Novos juízes do TJCE conhecem funcionamento da Corregedoria-Geral

Ouvir: Novos juízes do TJCE conhecem funcionamento da Corregedoria-Geral

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará promoveu, nesta segunda-feira (22/01), momento de recepção dos 14 juízes recém-empossados para apresentar o funcionamento da unidade e acolher os novos magistrados cearenses. Eles foram recebidos pela corregedora-geral, desembargadora Maria Edna Martins, pelos juízes corregedores auxiliares, pela diretora-geral da Corregedoria, Fernanda Monteiro, e servidores.

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as rotinas de fiscalização e orientação. “A Corregedoria tem uma importância muito grande na vida dos magistrados, por causa das atribuições deles, que devem estar sempre de acordo com as orientações tanto do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], como do Tribunal de Justiça. Então, é muito importante eles terem esse contato, até para saberem que a Corregedoria é para o juiz”, disse a desembargadora Edna Martins.

A fiscalização judicial (varas e juizados) foi apresentada pelos juízes corregedores auxiliares Agenor Studart Neto, Ana Kayrena da Silva Freitas, Felipe Augusto Rola Pergentino Maia e Giancarlo Antoniazzi Achutti, que são responsáveis por grupos de comarcas, conforme as 14 Zonas Judiciárias do Ceará. “Temos instrumentos de fiscalização, como as inspeções, mas temos instrumentos de ação pedagógica também. Antes de cobrar, a Corregedoria precisa auxiliar”, disse Felipe Maia.

“Estamos aqui para ajudar e mostrar como funcionam nossas atividades e serviços. Então, sintam-se acolhidos”, afirmou a juíza Ana Kayrena.

O juiz corregedor Gúcio Carvalho Coelho, responsável pelo serviço extrajudicial (cartórios) em todo o Estado, explicou que cabe aos magistrados a fiscalização direta das unidades cartorárias, porque são corregedores permanentes. Em relação ao cuidado na função, o magistrado destacou que “o juiz precisa ser comedido, ter conduta proba, autocontenção e capacidade de ver o que ele está passando de mensagem para a sociedade.”

Além das apresentações dos magistrados, eles ficaram sabendo como funcionam as Gerências Administrativa, Judicial e Extrajudicial, o Núcleo de Governança e o Protocolo da Corregedoria.

Para a juíza Ana Paula Hessmann Gonzalez, que atuará na Comarca de Jaguaretama, “essa interlocução entre a Corregedoria e os magistrados permite demonstrar, de início, o que se espera de nós e facilita muito o nosso trabalho e o da Corregedoria também. Então, todos saem ganhando. A gente consegue entender exatamente o que é preciso fazer para cumprir as metas e seguir a linha que está se propondo”. Ela e os outros 13 novos juízes foram empossados no dia 12 deste mês, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Eles prosseguem o Curso de Formação Inicial antes de começar a atuar. Em março, terão módulo específico da Corregedoria. Após a conclusão dessa etapa, em meados de abril, seguem para as unidades de trabalho. Até lá, as comarcas contarão com juízes em respondência, designados pela Presidência do TJCE.