Conteúdo da Notícia

Novos integrantes do TRE-CE tomam posse em solenidade na Escola da Magistratura

Novos integrantes do TRE-CE tomam posse em solenidade na Escola da Magistratura

Ouvir: Novos integrantes do TRE-CE tomam posse em solenidade na Escola da Magistratura

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) conta com dois novos membros. Nessa segunda-feira (16/10), houve a posse do juiz Roberto Viana Diniz e do jurista Tiago Asfor Lima, durante solenidade na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes.
O magistrado destacou a importância da parceria entre os Tribunais. “Representa a unidade do Judiciário. Seja no âmbito federal ou estadual, precisamos estar unidos, em prol da democracia brasileira.” O desembargador também ressaltou a chegada dos novos integrantes ao Tribunal Eleitoral. “Precisamos ter essa renovação, para que traga outras vozes e tenhamos o crescimento da jurisdição.”
A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acredita que os empossados fortalecerão a Corte. “É um momento ímpar para esses novos integrantes, que vão somar os esforços em relação às eleições de 2018. São pessoas conhecidas do mundo jurídico, que têm uma grande bagagem e com certeza o Tribunal se fortalece cada vez mais.”
Tiago Asfor afirmou ser significativo assumir o cargo no TRE, “que tem papel importante nesse momento em que o país vive instabilidade política. Ao mesmo tempo, é uma alegria poder compor a instituição, para que possamos ter uma Justiça Eleitoral cada vez mais forte, segura e efetiva”.
Os novos integrantes cumprirão mandato de dois anos. O Pleno do TRE é formado por dois desembargadores e dois juízes estaduais, um juiz federal e dois juristas (advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral). Também participa o procurador regional eleitoral.
Estiveram presentes ainda à solenidade o governador Camilo Santana; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o vice-presidente e corregedor do STJ, ministro Raul Araújo Filho; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), desembargador Cid Marconi; o presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador Durval Maia; o vice-presidente do TJCE, desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, o chefe de gabinete da Prefeitura de Fortaleza, Francisco José Queiroz Maia, representando o prefeito Roberto Cláudio; o deputado estadual, Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE), Marcelo Mota.
Confira mais fotos na galeria.