Conteúdo da Notícia

Nova sede do Juizado Especial é inaugurada no Centro de Quixadá

Nova sede do Juizado Especial é inaugurada no Centro de Quixadá

Ouvir: Nova sede do Juizado Especial é inaugurada no Centro de Quixadá

A população de Quixadá, no Sertão Central, ganhou, nesta sexta-feira (12/07), a nova sede do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca, inaugurada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nas dependências do Centro Universitário Católica (Unicatólica). O evento ocorreu durante visita do presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, para reunião com magistrados e servidores da 3ª Zona Judiciária.
A mudança de endereço facilita e amplia o acesso à Justiça. O desembargador Washington Araújo destacou que a nova sede é um “ganho para todos, principalmente para o cidadão que precisa recorrer ao Judiciário para resolver problemas”. O JECC é responsável pela análise de demandas de menor complexidade: cíveis (40 salários mínimos), como relações de consumo, e delitos de menor potencial ofensivo.
Além disso, ressaltou os benefícios de a estrutura funcionar dentro do estabelecimento de ensino, localizado no Centro daquela cidade. “Nós trazemos para o ambiente universitário uma unidade do Judiciário com o intuito também de preparar os estudantes de Direito para o universo da conciliação e da mediação.”
O coordenador do Sistema dos Juizados Especiais do Ceará, desembargador Gladyson Pontes, afirmou que o TJCE tem buscado dar maior dinamismo aos Juizados Especiais, que concentram demandas de interesse da população mais carente. “Eu acredito que essa unidade servirá para dar mais ânimo à população.”
Para o titular do JECC, juiz José Hercy Ponte de Alencar, além da infraestrutura adequada e moderna, é importante o funcionamento na universidade. “É uma simbiose interessante, pois permite a interação das instituições. Ressalto que teremos o auxílio de dez estagiários para a condução dos trabalhos. Estou muito feliz com essa evolução do Judiciário aqui em Quixadá”, disse.
Segundo o reitor da Unicatólica, professor Marcos James Chaves Bessa, a transferência é um grande avanço ao meio acadêmico. “É muito importante para os alunos poderem vivenciar na prática o que aprendem na sala de aula. Todos saem ganhando. Alunos e professores. Fico feliz com essa parceria.”
A nova sede tem cerca de 130 m2 de área construída. A instalação no estabelecimento de ensino superior foi resultado de parceria entre as instituições, assinada em janeiro deste ano.
Veja mais fotos do evento aqui.
Os áudios sobre a inauguração estão disponibilizados abaixo:
Desembargador Washington Araújo – presidente do TJCE

 
Desembargador Gladyson Pontes – coordenador dos Juizados do Ceará

 
Juiz Hercy Alencar – titular do JECC de Quixadá

 
Professor Marcos James Chaves Bessa – reitor da Unicatólica