Conteúdo da Notícia

Nova comunicação visual do Fórum que facilita localização dos usuários é apresentada à OAB-CE

Publicado em: 04-02-2020

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Ana Cristina Esmeraldo, recebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, na tarde da última sexta-feira (31/01). O objetivo foi apresentar o projeto da nova comunicação visual, que começou a ser implementada no fim do ano passado e já está facilitando a orientação e a localização das milhares de pessoas que se deslocam dentro do maior edifício da Justiça cearense.

Também participaram da reunião os conselheiros estaduais da Ordem, Henrique Oliveira e Edgar Ximenes Neto. A apresentação do conceito e da aplicação da nova comunicação visual foi feita pelo diretor-executivo da área administrativa do Fórum, Pedro Sampaio. “Uma ordenação simples e didática das unidades que parece ser bem eficaz e vai trazer benefícios para quem circula no Fórum”, disse o presidente da OAB-CE.

A magistrada adiantou que todas as instituições parceiras que têm espaços no FCB estão sendo convidadas a assistirem à apresentação e também recebendo guias impressos da nova comunicação visual. “Iniciamos uma série de treinamentos com os colaboradores do FCB que trabalham com atendimento ao público. Isso é fundamental porque é um prédio muito amplo, com mais de 400 portas com acesso aos usuários da Justiça. Dessa forma, acho que é nossa obrigação fazer com que as pessoas se orientem facilmente aqui dentro”.

CONCEITO

Todo o Fórum foi dividido em quatro grandes setores identificados por cores – vermelho, azul, verde e amarelo – e os pisos são classificados por níveis. Dessa forma, todas as salas ganharam placas com a cor do setor e numeração indicativa do nível e da unidade.

Nos acessos de todas as rampas e escadas do Fórum foram fixadas sinalizações provisórias na cor de cada setor com a indicação do respectivo nível. Na entrada principal, após passar pela triagem, o visitante visualiza faixas adesivas indicativas no chão direcionando para cada um dos quatro setores, com a cor equivalente. No posto de informações, são distribuídos cartões com a numeração da unidade procurada, ficando mais fácil a localização.

LOCALIZE-SE

Funciona no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a ferramenta “Localize-se no FCB”, onde qualquer pessoa faz busca pela unidade e encontra a localização exata. Na plataforma, também é possível visualizar os mapas de todos os níveis e setores, além da lista de todas as unidades. Para acessar à ferramenta, vá no menu Institucional, clique em Fórum Clóvis Beviláqua e depois em Localize-se no FCB.

O FCB é o maior edifício do Judiciário cearense, com 75 mil metros quadrados de área onde funcionam 125 varas e dezenas de outras unidades administrativas da Justiça e de instituições parceiras, como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB. Por dia, mais de 4.000 pessoas passam pelo local.