Conteúdo da Notícia

Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes” será em março na Esmec

Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes” será em março na Esmec

Ouvir: Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes” será em março na Esmec

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), promove nos dias 5 e 6 de março, o Seminário “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas Eficientes”. Atuarão como palestrantes a escritora e professora Débora Thomé; a secretária Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Orleanes Cavalcanti; e a professora e servidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polianna dos Santos.
O evento, que ocorrerá na quinta e sexta-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, será gratuito e destinado principalmente a mulheres que integram ou desejam integrar uma agremiação partidária. As inscrições deverão ser realizadas através do sistema Minha Esmec.
O conteúdo a ser ministrado inclui a representatividade feminina na política local, personagens histórias, gênero e igualdade e democracia de gênero, entre outros. Participantes terão direito a certificado equivalente a 20 h/a, emitido pela Esmec, sendo necessário registro de presença mínima de 75%.
Com o objetivo de oferecer conteúdo mínimo para postulação e exercício de mandato eletivo, o projeto Mulheres da Política almeja também avaliar a presença e o interesse de mulheres em partidos políticos e no processo democrático.
AS PALESTRANTES
Débora Thomé: Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (Iesp-Uerj). Graduada em Jornalismo, bacharel em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autora dos livros “Mulheres e Poder – histórias, ideias e indicadores”, com Hildete Pereira de Melo (FGV, 2018) e “O Bolsa Família e social-democracia” (FGV, 2013). Atuou como jornalista e editora no Rio de Janeiro, com enfoque em economia, política e políticas públicas.
Orleanes Cavalcanti: Especialista em Direito Constitucional pela Esmec. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como secretária Judiciária do TRE-CE. Professora do curso de pós-graduação (especialização) em Direito Eleitoral na Universidade de Fortaleza (2020). Integrante do Grupo de Trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de elaboração das minutas da Resolução sobre a Escolha e o Registro de Candidatos para Eleições Ordinárias Municipais de 2020. Tutora do Curso de Formação Continuada em Direito Eleitoral pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desde 2017.
Polianna dos Santos: Mestre em Direito Político pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela IEC-PUC Minas. Professora de Pós-graduação lato sensu (PUC Minas, ESA OAB/MG, IEC e CAD). Membro da Coordenação Executiva do Grupo de Trabalho para a Sistematização das Normas Eleitorais (GT-SNE). Membro-fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Cofundadora e diretora-presidente da Associação Visibilidade Feminina. Sócia-fundadora do Instituto de Ensino Jurídico e Consultoria (IEJC).
PROGRAMAÇÃO
Dia 05 de março– Ma. Débora Thomé
• Representatividade feminina na política local
• Personagens históricas (vídeo As Sufragistas)
• Gênero e desigualdade
• Mulher e política – no Brasil e no mundo
• Comunicação e redes sociais
• Media training
Dia 06 de março– Esp. Orleanes Cavalcanti, com participação de Ma. Polianna Santos
• Organização do Estado
• Processo Eleitoral
• Filiação partidária
• Pré-campanha e registro de candidatura
• Financiamento e prestação de contas
• Campanha e propaganda  eleitoral
• Mandatos eleitorais
• Democracia de Gênero, com a professora – Me. Polianna Santos