Conteúdo da Notícia

Neto Nunes presta depoimento à Justiça

Ouvir: Neto Nunes presta depoimento à Justiça

03.12.2010 POLÍTICA
O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tomou ontem o depoimento do deputado estadual e ex-prefeito do Município de Icó, Neto Nunes. Ele é acusado pelo Ministério Público (MP) estadual de ter cometido improbidade administrativa quando era prefeito daquele município. Segundo denúncia do MP, ao final de sua gestão, em 2004, o deputado foi responsável pelo total sucateamento dos bens da Prefeitura, do hospital regional e da frota de veículos. As investigações apontam outras irregularidades, entre as quais, admissão irregular de funcionários, atraso salarial, dívidas com a Coelce e com a Telemar, atual Oi, leilão de terrenos do município para favorecer correligionários políticos, desvio de verbas e contratos de grandes obras sem licitação.
Ao ser questionado sobre as acusações, Francisco Leite Guimarães Nunes disse ao relator do processo, desembargador Fernando Ximenes, que não podia responder pelas acusações porque a responsabilidade das contas de gestão era dos secretários. Justificou as despesas com passagens aéreas, informando que foram pagas para transportar cadáveres de familiares residentes em Icó, pois não tinha dinheiro para pagar do próprio bolso.
Quanto às despesas com combustível, o ex-prefeito alegou que não houve licitação em razão de a localidade só possuir dois postos de combustíveis, dos quais um se negava a estabelecer contrato com a Prefeitura. Sobre o atraso no envio das contas municipais ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ele afirmou ser culpa do escritório de contabilidade contratado.