Conteúdo da Notícia

Balanço parcial contabiliza 5.400 acordos durante Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Balanço parcial contabiliza 5.400 acordos durante Semana Nacional da Conciliação

Quase 12 mil audiências foram realizadas pelo Poder Judiciário do Ceará durante os cinco dias da Semana Nacional da Conciliação, iniciada na última segunda-feira (29/11). Balanço parcial do evento revela que, desse total, aproximadamente 5.400 sessões resultaram em acordo, o que representa êxito de cerca de 45%. Os números totais ainda estão sendo apurados e devem ser divulgados até a próxima terça-feira (07/12).
Somente na área cível, foram cerca de 4.500 conciliações firmadas entre as partes. Os acordos homologados referentes a ações de indenização e revisão de cláusulas contratuais envolveram, aproximadamente, R$ 1,3 milhão.
Já as Varas de Família realizaram, principalmente, audiências de processos de divórcio, guarda, investigação de paternidade e pensão alimentícia.
Uma das conciliações realizadas na tarde desta sexta-feira (03/12), último dia do evento, foi o da adolescente L.A.M., que buscava a revisão do valor da pensão paga pelo pai, J.G.M. Ela afirmou que com os R$ 250,00 que recebia não podia continuar pagando a faculdade. Ao final da sessão, eles chegaram a um acordo e o valor do benefício foi fixado em 85% do salário mínimo.
A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, que responde pela 9ª Vara da Família, destacou que a Semana foi marcada pela grande vontade dos envolvidos em fazer a conciliação. ?Muitas partes, mesmo só vendo no Diário da Justiça Eletrônico a citação, procuraram as Varas para buscar um acordo?, afirmou.
A Semana Nacional da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e envolve tribunais de todo o País. No Ceará, participaram as Varas Cíveis e de Família Fórum Clóvis Beviláqua, os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Turmas Recursais da Capital, além de todas as Comarcas do Interior.