Conteúdo da Notícia

Mutirão no Ceará – Coluna Sávio Bittencourt

Ouvir: Mutirão no Ceará – Coluna Sávio Bittencourt

23.07.2010
Até o fim deste mês de julho, a 17ª Vara de Família tentará solucionar, por meio de conciliação, 180 processos judiciais que tramitam naquela unidade. Serão dois mutirões, com 90 processos cada um: o primeiro aconteceu nesta quinta-feira (22/07) e o outro, uma semana depois, no dia 29 de julho. As audiências terão início às 9h e se estenderão até as 17h.
Os mutirões de conciliação representam a oportunidade para que as partes entrem em acordo, agilizando o tramite processual. É um instrumento simples, econômico e eficaz para a solução de conflitos judiciais.
A 17ª Vara de Família selecionou processos envolvendo ações de alimentos, separação, divórcio e investigação de paternidade. A juíza Vilma Freire Belmino Teixeira, titular da Vara, disse que a cultura da conciliação tem espaço na rotina diária da unidade e os resultados são muito satisfatórios.
“Em todos os processos buscamos a conciliação por entendermos que é o caminho mais viável para acordo”, disse a magistrada. Ela complementou que, mesmo antes das campanhas nacionais de conciliação, a unidade já trabalhava com a priorização de acordos.
Bom exemplo a ser seguido em todo o país.