Conteúdo da Notícia

Morte de juiz adia lançamento do Projeto Justiça em Movimento

Morte de juiz adia lançamento do Projeto Justiça em Movimento

Ouvir: Morte de juiz adia lançamento do Projeto Justiça em Movimento

O lançamento do Projeto Justiça em Movimento, que seria realizado na manhã desta sexta-feira (24/07), no Auditório Dom Aloísio Lorscheider, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), foi adiado para data ainda a ser definida.
O evento foi cancelado em decorrência do falecimento do juiz da Comarca de Cariré, Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, nessa quinta-feira (23/07) à tarde, em um acidente automobilístico na BR-020, no município de Maranguape.
O velório do magistrado aconteceu na Funerária Ethernus, em Fortaleza, e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz.
Roberto Jorge Feitosa de Carvalho faleceu aos 45 anos, deixando três filhos e a esposa, Adriana Neri Brandão de Carvalho. Natural de Fortaleza, o magistrado também era presidente da Rede Latino-Americana de Juízes (REDLAJ) e integrante do conselho fiscal da Associação Cearense de Magistrados (ACM).
Carreira
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Jorge iniciou no Judiciário em 1994, quando foi nomeado assessor de desembargador, em cargo comissionado. Aprovado em concurso público, assumiu o cargo de técnico judiciário de 1ª entrância em 1998, para a Vara Única da Comarca de Aratuba.
Depois de mais uma aprovação em concurso público, ingressou na magistratura em dezembro de 2001, quando foi nomeado e empossado juiz titular da Comarca de Cariré. Em 2003, foi designado para responder pela Diretoria do Fórum das Comarcas de Cariré e Irauçuba. Também já respondeu pela 4ª Vara da Comarca de Sobral e pelas comarcas de Forquilha e Groaíras.
De fevereiro a novembro de 2005, coordenou a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). No mesmo ano, recebeu duas menções honrosas do desembargador João de Deus Barros Bringel, já aposentado. A primeira, por participar da coordenação, planejamento e execução do Concurso Público do Poder Judiciário do Ceará. A segunda, pela organização e publicação do livro ?Ementário da Jurisprudência ? volumes 9, 10 e 11?.
Em 2006 e 2007, concluiu mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Barcelona, na Espanha, e recebeu o diploma de Estudos Avançados com a dissertação ?Cooperação Judicial na União Européia?. Em seguida, concluiu Programa de Doutoramento em Direito Constitucional na mesma universidade, no programa ?Direito na Sociedade Globalizada?.
Repercussão
O desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), lembrou que Roberto Jorge foi aluno dele na Faculdade de Direito da UFC. ?Ele sempre foi um aluno exemplar?, recorda. De acordo com o desembargador, Roberto Jorge era muito bem quisto como juiz de Direito pela população de Cariré, comarca na qual ingressou em 2001 e assim permanecia. ?Todo mundo fazia excelentes referências a ele, como um juiz probo, correto e cumpridor de seus deveres?, destacou.
O presidente da ACM ressaltou ainda que o juiz estava presidindo, ?com muito carinho e esforço?, a realização do III Congresso Ibero-Americano sobre Cooperação Judicial, que será realizado em Fortaleza entre os dias 23 e 25 de novembro próximos.
A carreira jurídica de Roberto Jorge foi iniciada em 1994, como assessor do desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro, aposentado em 2002. ?Ele prestou ótimos serviços na época em que trabalhou comigo. Sempre foi confiável, um rapaz muito trabalhador. Tenho sempre as melhores referências, as melhores lembranças dele?, recordou o ex-desembargador. ?Fiquei consternado ao saber do falecimento?.
Roberto Jorge era muito amigo de Marcelo Roseno de Oliveira, juiz de Direito da 3ª Vara da Comarca de Sobral. ?O conheço há 13 anos. Ele era uma pessoa muito querida, a gente mantinha relações de amizade até fora da magistratura?, revelou o juiz. ?É uma perda muito grande para a magistratura. O Roberto era uma pessoa com um espírito empreendedor, se preocupou muito em construir grandes projetos para a magistratura. Tem uma longa folha de serviços prestados à Justiça?, ressaltou.