Conteúdo da Notícia

Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua esclarece sobre adoção de adolescentes e crianças mais velhas

Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua esclarece sobre adoção de adolescentes e crianças mais velhas

Ouvir: Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua esclarece sobre adoção de adolescentes e crianças mais velhas

Teve início nesta terça-feira (21/05), no Fórum Clóvis Beviláqua, a campanha “Perfil Ideal e Perfil Real”. A iniciativa tem como objetivo esclarecer a população sobre a adoção de adolescentes e crianças mais velhas. A mobilização integra a programação da Semana da Adoção 2019, iniciada nessa segunda-feira (21).
Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem no Ceará 147 crianças e adolescentes aptos para serem adotados e 629 famílias pretendentes habilitadas. Apesar da quantidade de interessados ser superior, a maioria dos jovens não se encaixa no perfil pretendido. “As pessoas geralmente escolhem os perfis de 0 a 5 anos”, informou o chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza, Deusimar Rodrigues.
“Isso nos traz preocupação porque essas crianças ao completarem 18 anos, se não encontrarem uma família, serão obrigados a seguirem seu destino sem nenhum amparo”, destacou Deusimar. Ele explicou ainda que o intuito não é interferir no desejo dos pretendentes, “mas esclarecer que adolescentes também podem ser adotados”.
O esforço concentrado prossegue até a próxima sexta-feira (24). As informações ao público são passadas por estudantes dos cursos de Serviço Social e Psicologia que realizam estágio nos Juizados da Infância e Juventude de Fortaleza e no Setor de Cadastro. “Queremos que as pessoas reflitam sobre essa realidade”, disse Daniele de Sousa, estagiária de Serviço Social. “O intuito é garantir o direito da criança e do adolescente de ter a convivência familiar”, destacou.
A mobilização é uma realização da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal do Justiça do Ceará (Cejai-TJCE), Coordenadoria do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza e Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Juizado da Infância e da Juventude.
APADRINHAMENTO
A mobilização também está divulgando para a população o programa de apadrinhamento como forma de ampliação das oportunidades de convivência familiar de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. São três tipos de apadrinhamento: afetivo, financeiro e de prestação de serviço.
Afetivo
Incentiva a manutenção de vínculos. Nessa possibilidade, o voluntário pode visitar o apadrinhado na unidade de acolhimento, levá-lo para passear, passar fins de semana, férias escolares (por período não superior a sete dias), entre outras ações.
Financeiro
O voluntário contribuiu economicamente para atender às necessidades do acolhido, sem criar necessariamente vínculos afetivos. Pode custear os estudos, atividades extracurriculares, tratamentos de saúde, além de presentear com livros, roupas e outros bens.
Prestação de serviço
É realizada por profissional liberal que poderá executar, junto às instituições de acolhimento, cursos direcionados ao público infantojuvenil, custear atividades diversas que garantam acesso à dignidade, além de colaborar com serviços inerentes às atividades de voluntário.
Programação da Semana da Adoção 2019
– Mobilização “O ideal e o real”
Data: 20 a 25 de maio
Horário: 9h às 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua (hall da entrada secundária)
– Reunião com Instituições de Acolhimento
Data: 22/05/19
Horário: 9h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart
– Palestra para pretendentes habilitados no CNA
Data: 24/05/19
Horário: 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart
– Encontro de pretendentes com crianças e adolescentes aptos a serem adotados
Data: 25/05/19
Horário: 9h às 14h
Local: Clube da Caixa – Av. Frei Cirilo, 4700, Messejana.