Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário do Ceará se manteve atuante, mesmo diante de grande perda

Ouvir: Poder Judiciário do Ceará se manteve atuante, mesmo diante de grande perda

Mesmo diante das perdas de valores ainda difíceis de calcular, em virtude do incêndio ocorrido na última segunda-feira (06/09), na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Cambeba, o Poder Judiciário cearense não parou. Os julgamentos e as audiências foram realizados remotamente, por meio de videoconferências, com magistrados e servidores continuando a prestar serviço à sociedade por meio do teletrabalho.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, ainda na última segunda-feira, foram proferidos 7.806 despachos, 2.462 decisões, 1.486 julgamentos e 2.851 baixas processuais em 24 salas de audiência remotas realizadas.

Os números dizem respeito às atividades de todas as unidades judiciárias, tanto da capital como do Interior do Estado. Ainda conforme a Seplag, para efeitos de comparação, durante as segundas-feiras dos meses de julho e agosto, foram realizados em média 8.002 despachos, 2.630 decisões, 1935 julgamentos e 3167 baixas processuais.

Para Marcelo Maia, secretário de Planejamento do TJCE, os números obtidos foram positivos. “Apesar da consternação diante do incêndio na sede do TJCE e de ser uma véspera de feriado, os resultados obtidos nessa segunda-feira nos mostram que mantivemos uma boa produtividade judicial”.

2º GRAU
Apenas no âmbito da Secretaria Judiciária (Sejud) de 2º Grau, foram contabilizados um total de 8.178 expedientes, com 415 despachos, 47 decisões, baixas em 585 processos e 251 julgamentos.

PRAZOS PROCESSUAIS SEGUEM NORMALMENTE
Os sistemas responsáveis pela tramitação dos processos judiciais permaneceram em funcionamento normal durante e após o incidente, especialmente a plataforma E-SAJ, possibilitando o normal desempenho de todas as atividades. O peticionamento eletrônico também ocorreu normalmente, não sendo necessária a suspensão dos prazos processuais.

CANAIS DE ATENDIMENTO
Em caso de dúvidas, estão disponíveis, no portal do TJCE (www.tjce.jus.br), todos os contatos de todas as unidades da Justiça, com endereços de e-mail e/ou números de WhatsApp Business.