Mês de Conscientização da Auditoria Interna no TJCE é celebrado com palestra sobre os “Benefícios do Modelo IA-CM”
- 809 Visualizações
- 05-05-2025
Em maio, é celebrado o Mês de Conscientização da Auditoria Interna, iniciativa que tem por finalidade destacar a importância desse setor. Com o intuito de engajar magistradas, magistrados, servidoras e servidores sobre o assunto, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, na tarde desta segunda-feira (05/05), a palestra “Benefícios do Modelo IA-CM para a Auditoria Interna”, ministrada pelo coordenador de Auditoria Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (CGE-CE), Bruno Jesus Martins Lobo.
Na ocasião, o palestrante abordou os benefícios do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público, desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA). “Através desse modelo, a auditoria interna consegue identificar as melhores práticas internacionais para executar suas atividades e, com isso, passa a definir melhor seus objetivos, se inserindo na estrutura de governança da organização e, com isso, podendo agregar cada vez mais valor à organização em que ela está inserida”, explicou Bruno Lobo. Para ele, o IA-CM é uma ferramenta estratégica que possibilita a aderência às normas internacionais de auditoria interna de forma estruturada e consolidada, possibilitando uma auditoria interna efetiva.
O secretário de Auditoria Interna do Tribunal do Justiça, juiz Alexandre Sá, disse que o Poder Judiciário cearense irá iniciar em breve o processo de certificação. O magistrado explicou que esse modelo permitirá ao TJCE aperfeiçoar mais ainda seus processos internos. “O IA-CM dará mais credibilidade à auditoria e, por consequência, mais credibilidade para os serviços prestados pelo Poder Judiciário à sociedade”, destacou.
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO
O evento também marcou o início da participação do TJCE na campanha IIA May. Promovida pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), a iniciativa é realizada anualmente durante o mês de maio reconhecendo a atuação de empresas e órgãos públicos sediados no Brasil que desenvolvem as melhores ações de conscientização durante o mês.
Para o secretário de Auditoria Interna, a campanha é fundamental para esclarecer e desmitificar o papel da Auditoria, melhorando a percepção junto aos demais setores da instituição. “Isso permite melhorar o trabalho interno, tornando as relações mais harmoniosas e atingindo resultados mais efetivos. Além disso, valoriza a atuação dos profissionais que trabalham nessa atividade.”
Rafaella Lopes Ferreira, secretária de Governança (Segov) do TJCE, ressalta a importância da Auditoria Interna para a instituição. “É incomparável o tanto de retorno e de benefício que a gente recebeu com a implantação das três linhas (modelo que envolve setores, Segov e Auditoria Interna) e de ter a Auditoria nos guiando. Então, hoje é um ganho enorme para que a gente consiga preventivamente identificar possíveis problemas.”
Bruno Lobo ressalta ainda que a Auditora tem um papel fundamental para que a instituição alcance seus objetivos estratégicos. “A Auditoria Interna é um parceiro estratégico da organização na medida que a apoia no alcance de seus objetivos.
CAMPANHA
Com foco na campanha, ao longo do mês serão publicadas na TJNET uma série de matérias sobre o tema, falando sobre história da Auditoria Interna, as atribuições e os benefícios que setor traz ao Tribunal de Justiça.