Conteúdo da Notícia

Mês das Mulheres no TJCE inicia com a exposição fotográfica “Reveladas”

Ouvir: Mês das Mulheres no TJCE inicia com a exposição fotográfica “Reveladas”

O protagonismo feminino ganha ainda mais espaço e visibilidade, durante março, no Judiciário cearense. Nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, será lançada a exposição “Reveladas – As mulheres da Justiça em 1º plano”, produzida pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A mostra poderá ser visitada ao longo de todo o mês, no hall principal do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza. O trabalho ressalta os diferentes papeis exercidos por mulheres no TJCE, evidenciando também a pluralidade de traços físicos, personalidades, profissões, origens e trajetórias de vida.

São mais de 60 fotografias, entre retratos e registros de cenas cotidianas de trabalho, vivenciadas por profissionais que atuam como magistradas, policiais, oficial de justiça, bombeira, recepcionista, copeira, cozinheira, enfermeira, dentista, arquiteta, jornalista, intérpretes de libras, professoras, entre várias outras, nas diversas unidades do Judiciário estadual, na Capital e no Interior.

Durante a abertura do Mês das Mulheres, haverá também descerramento da placa da juíza Ana Cristina Esmeraldo na Galeria de Ex-Diretoras e Ex-Diretores do FCB. A magistrada esteve à frente da Gestão do Fórum nos biênios 2019/2021 e 2021/2023, cargo atualmente exercido pela juíza Solange Menezes Holanda.

Ainda na quarta-feira, o Fórum recebe feira de artesanato com itens produzidos por mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na sexta-feira (10), ocorrerá a palestra “Mulher – poder e participação política”, às 17h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Participam a diretora do Fórum, a promotora de Justiça e escritora Grecianny Carvalho Cordeiro, e a servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e autora do livro “Fictícias: candidaturas de mulheres e violência política de gênero”, Roberta Laena Jucá. Será abordada a presença feminina nas esferas de poder e nos espaços decisórios, no Judiciário, Executivo e Legislativo e na pesquisa científica. Faça sua inscrição AQUI. Além disso, a Esmec receberá a exposição fotográfica “Mulheres políticas”, do acervo do Museu da Fotografia Fortaleza.

Agenda2030