Conteúdo da Notícia

Memorial da Comarca de Baturité preserva parte da história da Justiça cearense

Memorial da Comarca de Baturité preserva parte da história da Justiça cearense

Ouvir: Memorial da Comarca de Baturité preserva parte da história da Justiça cearense

O Fórum da Comarca de Baturité, que tem como diretor o juiz Sérgio Girão Abreu, mantém espaço que preserva parte da história do Judiciário do Ceará. É o Memorial Desembargador João de Deus Barros Bringel, inaugurado no dia 9 de agosto de 2005.
O ambiente conta com mais de 212 metros quadrados de área e fica aberto ao público das 8h às 14h. O espaço foi criado por meio de portaria assinada pelo desembargador Barros Bringel, que dá nome ao Memorial. O magistrado presidiu o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entre 2003 e 2005, tendo se aposentado em março de 2009.
O acervo de fotos é distribuído em galerias, como a de Honra, a dos Juízes da Comarca, a dos Defensores Públicos, a dos Promotores de Justiça e a dos Tabeliães. Fazem parte da Galeria de Honra os desembargadores Francisco da Rocha Vitor, Osvaldo Hortêncio de Aguiar, Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, Gilson Viana Martins, João Firmino Dantas Ribeiro, João de Deus Barros Bringel e Ademar Mendes Bezerra, entre outros. Na sessão dos Homenageados estão nomes como o do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.
Há também objetos, entre os quais livros de protocolo, de procuração, de termo de audiências, dos culpados, de habilitação de casamentos e de registros de nascimento. Além disso, obras diversas, medalhas de honra ao mérito, diplomas e móveis podem ser conferidos.
O Memorial preserva espaço para o desembargador Francisco da Rocha Vitor, natural de Baturité. Fotos, títulos, diplomas, certificados, toga, placas, medalhas, perfil e discurso contam a trajetória do magistrado, que foi presidente do TJCE nos anos de 2005 e 2006.
As visitas podem ser agendadas por meio do telefone (85) 3347.1012. A responsável por cuidar do Memorial é Nina Moreira Viana. O endereço do Fórum é Praça Waldemar Falcão, S/N, Centro de Baturité. O município fica localizado a 93 km de Fortaleza.