Conteúdo da Notícia

Membros do Ministério Público da Bahia visitam Núcleo de Justiça Restaurativa e elogiam práticas locais

Membros do Ministério Público da Bahia visitam Núcleo de Justiça Restaurativa e elogiam práticas locais

Ouvir: Membros do Ministério Público da Bahia visitam Núcleo de Justiça Restaurativa e elogiam práticas locais

O Núcleo Judicial de Justiça Restaurativa (Nujur), que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua, recebeu a visita, nesta terça-feira (30/10), de duas promotoras de Justiça da Bahia. “Nós estamos no processo de implementação, dentro da instituição, das diversas técnicas e formas de autocomposição, atendendo inclusive a determinação do Conselho Superior do Ministério Público. Então, nós estamos conhecendo práticas e experiências de outros estados”, justificou a promotora Joana Philigret, que esteve acompanhada da colega de profissão, Márcia Câncio.
Sobre a experiência do Ceará, Joana Philigret a considerou muito enriquecedora. “Vai nos trazer um norte na atuação e implementação das diversas técnicas no nosso estado.” Elas conheceram os Núcleos de Mediação, que estão implantados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), além do que vem sendo realizado pelo Judiciário cearense. “Aqui, no Tribunal de Justiça, ficamos bastante encantados com o trabalho que é desenvolvido com a prática de Justiça Restaurativa”, disse.
Também participou da visita a assessora do Programa de Mediação do MPCE, Jucileide Cronemberger. Elas foram recebidas pelo juiz Jaime Medeiros e pela servidora Isabela Ferreira, respectivamente, coordenador e gerente do Nujur, além do representante da ONG Terre des Hommes, Carlos Roberto Cals, que presta assessoria técnica ao Núcleo. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho reconhecido e servindo de inspiração para novas frentes de ação”, observou Isabela.
Fonte: FCB