Conteúdo da Notícia

Mais de 1 milhão de processos da Meta 2 foram julgados, mostra Processômetro

Ouvir: Mais de 1 milhão de processos da Meta 2 foram julgados, mostra Processômetro

22.09.09
A marca de mais de um milhão de processos foi atingida nesta segunda-feira (21/09) no Processômetro, sistema implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permite o conhecimento de todos os processos da Meta 2 julgados até agora, em todo o Brasil. Mais precisamente, o número é de 1.064.442 processos da Meta 2 – meta de nivelamento dos tribunais que tem a proposta de julgar, este ano, os processos ajuizados no Judiciário brasileiro até 31 de dezembro de 2005.
As informações do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) foram decisivas para que fosse alcançado o índice de mais de um milhão de processos. No caso do TRE de Tocantins, falta bem pouco para a meta ser atingida, uma vez que restam naquele tribunal apenas 246 processos para serem julgados. Já em relação ao TJSP, apesar de existir uma demanda de processos para o cumprimento da Meta 2, os dados registrados apontam que foram julgados lá 133.764 processos.
A Meta 2 já foi cumprida integralmente por sete tribunais: o Superior Tribunal Militar (STM), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e os Tribunais Regionais do Trabalho da 11ª, 13ª, 14ª, 15ª e 22ª regiões. Além disso, em mais de quarenta tribunais faltam menos de mil processos para o cumprimento da meta. Em funcionamento desde o início de agosto, o Processômetro é um contador de processos relacionados à Meta 2, atualizado mensalmente com informações sobre o empenho dos 91 tribunais brasileiros para o cumprimento da referida meta. Os números podem ser acompanhados pelo público externo a partir do momento da inserção dos dados de cada tribunal no sistema. Pelo Processômetro, o internauta pode, ainda, ter acesso a informações sobre o número de processos referentes à Meta 2 que já foram julgados e saber detalhes tanto sobre o cumprimento da meta por esferas da Justiça como também os tipos de processos julgados dentro da Meta.
HC/ SR
Agência CNJ de Notícias