Conteúdo da Notícia

CNJ usa videoconferência para economizar tempo e dinheiro

Ouvir: CNJ usa videoconferência para economizar tempo e dinheiro

22.09.09
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a utilizar videoconferências na realização de reuniões com o objetivo de evitar deslocamentos e, dessa forma, reduzir gastos. A primeira experiência aconteceu nesta segunda-feira (21/09) e teve a parceria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que abrange os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Numa reunião, que durou cerca de 30 minutos, técnicos do CNJ e do TRF5 discutiram os primeiros passos para a implantação da segunda geração dos sistemas processuais eletrônicos. O novo modelo, que irá automatizar vários procedimentos nos tribunais, usará como base o sistema Creta de processo virtual, desenvolvido pelo TRF da 5ª Região. ?Por vídeo fechamos a pauta da reunião do próximo dia 24. Ganhamos tempo e agilizamos os primeiros procedimentos para o desenvolvimento do novo sistema?, informou o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ, Declieux Dantas.
A tecnologia da videoconferência será usada, também, na elaboração do cronograma para o desenvolvimento e instalação desse novo sistema processual.A videoconferência vai auxiliar o trabalho dos conselheiros no julgamento dos processos. Em outubro, durante três dias, o conselheiro Walter Nunes utilizará a tecnologia para ouvir testemunhas em Manaus e em São Paulo. Essenciais para a elaboração de seu voto, o conselheiro não precisará se deslocar aos dois estados para as oitivas e colherá os depoimentos na sede do CNJ, em Brasília.
MM/SR
Agência CNJ de Notícias