Conteúdo da Notícia

Magistrados do TJCE participarão do II Encontro Nacional dos Juízes de Cooperação

Ouvir: Magistrados do TJCE participarão do II Encontro Nacional dos Juízes de Cooperação

O desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite e o juiz auxiliar da Presidência Emílio de Medeiros Viana representarão o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no II Encontro Nacional dos Juízes de Cooperação. O evento será realizado nesta sexta-feira (09/08), das 9h às 18h, no Salão do Júri do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

A designação foi feita por meio da Portaria nº 809/2013, assinada pelo vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência. O documento foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 1º.

Com o tema “Quem somos?”, o encontro será aberto com palestra do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ney José de Freitas, que abordará o tema “A Rede de Cooperação Judiciária – Balanço do do Trabalho do Conselho Nacional de Justiça”.

O evento, organizado pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, é destinado a todos os juízes de cooperação e integrantes de núcleos de cooperação e comitês estaduais da Rede Nacional de Cooperação Judiciária (RNC). O encontro servirá para afirmar e desenvolver as metodologias referentes à Cooperação Judiciária a serem adotadas em todo o País.

COOPERAÇÃO

Instituída pela Recomendação nº 38/2011, do CNJ, e, em seguida, transformada pelos tribunais em meta do Poder Judiciário para 2012 (Meta 4), a Cooperação é uma tentativa de modificar radicalmente a comunicação nos atos oficiais da Justiça. Com a intermediação dos juízes de cooperação, os atos processuais de qualquer magistrado brasileiro que dependam de outro magistrado ou tribunal tendem a ser cumpridos com maior celeridade e economia.