Conteúdo da Notícia

Desembargador Paulo Albuquerque reforça mecanismo democrático do quinto constitucional

Desembargador Paulo Albuquerque reforça mecanismo democrático do quinto constitucional

Ouvir: Desembargador Paulo Albuquerque reforça mecanismo democrático do quinto constitucional

O advogado Paulo Airton Albuquerque Filho foi empossado, nesta quinta-feira (08/08), como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A solenidade, realizada no Palácio da Justiça, no Cambeba, foi presidida pelo chefe do Judiciário estadual, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Durante discurso, Paulo Albuquerque ressaltou a importância do quinto constitucional como mecanismo democrático de acesso aos Tribunais. “O quinto constitucional abre aos Tribunais pátrios o real privilégio de poder contar, em suas composições, com profissionais qualificados e dignos, oriundos do seio da sociedade, de modo a contribuir com o debate”.

O desembargador também destacou o estreitamento de relações entre o Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE). Segundo ele, isso contribuirá para melhoria da prestação de serviços do Judiciário. “Esse aperfeiçoamento nas relações trará benefícios certos à Justiça estadual, aos advogados e, sobretudo, aos jurisdicionados”.

Ao mencionar as recentes manifestações pelo país, Paulo Albuquerque afirmou que a voz das ruas eleva ainda mais a responsabilidade com que ele ingressa na Tribunal. “O recado foi muito claro: há insatisfação com os serviços públicos, o que incluiria, por que não dizer, a própria efetivação da prestação jurisdicional com a celeridade que se faz providencial e necessária”.

O novo membro da Corte disse ainda sentir-se honrado em ocupar o cargo por testemunhar os esforços da Justiça cearense nos últimos anos. Ele citou investimentos significativos na melhoria da prestação dos serviços aos jurisdicionados, com a adoção de novas tecnologias, implantação de estrutura adequada e ampliação do quadro de servidores. “Trará a curto prazo uma justiça mais célere e efetiva”.

AGRADECIMENTOS

Paulo Albuquerque agradeceu a indicação do governador do Estado, Cid Gomes, e ressaltou a importância do trabalho da OAB-CE durante o pleito para escolha do representante da classe no Tribunal. Ao final, prestou gratidão também aos familiares e amigos.