Conteúdo da Notícia

Magistradas do TJCE e governadora do Estado recebem homenagem da Academia Metropolitana de Letras

Ouvir: Magistradas do TJCE e governadora do Estado recebem homenagem da Academia Metropolitana de Letras

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e magistradas do Judiciário estadual foram homenageadas pela Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF). A governadora do Ceará, Izolda Cela, também recebeu a homenagem. O evento, que teve como objetivo reconhecer e destacar o papel da mulher na sociedade, ocorreu na noite desta segunda-feira (23/05), na Academia Cearense de Letras (ACL), em Fortaleza.

Foram agraciadas ainda as desembargadoras Maria Ilna Lima de Castro, Andréa Mendes Bezerra Delfino, Silvia Soares de Sá Nóbrega, Jane Ruth Maia de Queiroga e Rosilene Ferreira Facundo, todas empossadas no cargo recentemente pelo Tribunal.

“É com grande alegria que recebemos esta homenagem, especial não apenas pelo reconhecimento do papel feminino nas mais diversas áreas, como no desenvolvimento das letras, da educação, do serviço público, da gestão dos Poderes republicanos, mas também por se tratar de uma iniciativa que parte de uma entidade tão significativa como a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza”, disse, em seu discurso de agradecimento, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

A presidente da Corte ressaltou o aumento da participação feminina na magistratura de Primeiro Grau e nos tribunais superiores em todo o país e, em especial, no Ceará, “não por mera concessão ou modismo, mas por uma questão de justiça e por uma necessidade inadiável para a modernização do País”.

Já a governadora Izolda Cela destacou a força do exemplo feminino como fonte de inspiração para uma convivência mais plural. “Se temos nomes como Rachel de Queiroz, Bárbara de Alencar e tantas outras mulheres, anônimas às vezes, mas que vêm ajudando, de muito tempo, com suas trajetórias que nos trouxeram até aqui, é claro que a nossa ação também constrói e impulsiona, com certeza, as que virão depois de nós, as novas gerações, para termos uma sociedade cada vez mais igualitária, com a presença da mulher nos mais diversos espaços”, afirmou a mandatária.

Os nomes das agraciadas foram aprovados, por unanimidade, pelos 40 integrantes da AMLEF, na sessão do dia 26 de março deste ano, que foi realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A efeméride não pôde ser festejada pela Academia, em março, por conta da pandemia da Covid-19, sendo transferida para maio.

A AMLEF justifica a homenagem pelo trabalho digno de encômios (elogios, aplausos) que a presidente do TJCE vem desenvolvendo pelo Judiciário cearense; pela eleição de cinco bravas desembargadoras, colocando o Tribunal na vanguarda da busca de equidade entre homens e mulheres; além do fato histórico de o Estado ter uma governadora em 489 anos de história.

“MARIAS”
“Essa homenagem foi movida por um entusiasmo que sempre tive por buscar diminuir a discrepância que existe, em diversos setores, na quantidade de homens em relação às mulheres, que são, no meu entender, bravas”, comentou Marcus Fernandes, presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e idealizador do tributo.

O evento foi aberto com uma parte musical, cujo repertório foi cuidadosamente selecionado pelo próprio Fernandes. “Eu sugeri à cantora (Iane Castro, acompanhada do violinista Joselito Carvalho) que interpretasse “Maria, Maria” (de Milton Nascimento), pois tanto a presidente do Tribunal como a governadora e uma das outras desembargadoras homenageadas chamam-se Maria. São muitas Marias que temos de homenagear, principalmente em maio, que é o mês da Santíssima Maria”, finalizou ele, que também é músico e cantou, na sequência, “Ave Maria”, de Franz Schubert.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.