Conteúdo da Notícia

Justiça estadual promove ações da campanha “TJCE pela Adoção”

Ouvir: Justiça estadual promove ações da campanha “TJCE pela Adoção”

O Poder Judiciário cearense programou uma série de atividades para marcar o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio. Entre as ações da campanha “TJCE pela Adoção” estão a entrega de mandados de adoção e capacitação para pretendentes, além de visita a crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Nesta quarta-feira (25/05), às 10h, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoverá um twittaço, seguindo a campanha “Adotar é amor”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o propósito de engajar os internautas a favor da adoção. O Judiciário estadual também divulgará vídeo com histórias de adoção. Ainda com o intuito de chamar a atenção para a temática, o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) receberá iluminação na cor roxa, escolhida pelo CNJ para a campanha deste ano.

No mesmo dia, às 16h, no auditório Floriano Benevides, no Fórum Clóvis Beviláqua, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do TJCE fará a entrega de mandados de adoção às famílias que receberam a sentença favorável da Justiça e poderão obter nova certidão de nascimento dos filhos, com o novo nome e sobrenome da criança e dados dos pais e avós. Também serão entregues certificados de habilitação para adoção às pessoas que fizeram o curso obrigatório para serem inscritas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Já na quinta-feira (26/05), às 14h, a Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais de Infância e Juventude promoverá um curso de atualização para os pretendentes habilitados no SNA que estão perto de iniciar a formação de vínculo. A capacitação ocorrerá no auditório Agenor Studart, localizado no nível 2 do setor azul, no FCB.

E na sexta-feira (27/05), às 10h, será realizada visita guiada à Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), onde haverá encontro com crianças e adolescentes aptos à adoção e pretendentes para proporcionar divertimento aos jovens, bem como promover a sensibilização em relação à adoção tardia.

SERVIÇO

Cerimônia de entrega de mandados de adoção e certificados de habilitação para adoção
Data: 25/05 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Floriano Benevides

Curso de atualização para os pretendentes habilitados no SNA
Data: 26/05 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart

Visita guiada ao Condomínio Espiritual Uirapuru
Data: 27/05 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)

SAIBA MAIS
Em Fortaleza, 46 crianças e adolescentes, sendo 16 meninas e 30 meninos, estão aptos para adoção, mas sem pretendentes habilitados para o perfil, apesar de 367 estarem inscritos no SNA. A realidade da Capital cearense não é diferente do restante do país.

Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção, em todo o Brasil há pouco mais de 4,1 mil crianças e adolescentes aptos para adoção. A maior parte não está mais na faixa etária da primeira infância: 3.237 têm mais de seis anos. Apenas 282 são bebês, com menos de dois anos de idade.

Nos últimos anos, o CNJ tem registrado um número maior de adoções de crianças de “difícil colocação” – com deficiência, com doenças, grupos de irmãos ou crianças mais velhas. Atualmente, cerca de 17% das crianças aptas para adoção têm problemas de saúde; 10% têm algum tipo de deficiência; 2.207 possuem um irmão ou mais. Também estão habilitados no SNA mais de 33,1 mil pretendentes.