Conteúdo da Notícia

Limites legais para festas dos torcedores

Ouvir: Limites legais para festas dos torcedores

Regional 24.06.2010
A população de Limoeiro poderá comemorar a Copa do Mundo, mas com restrições legais
Limoeiro do Norte. Se a seleção brasileira de futebol vencer o próximo jogo, amanhã, contra a seleção de Portugal, possivelmente os torcedores realizarão a carreata da vitória, pois nada impedirá, desde que dentro dos limites da lei. Em portaria baixada, ontem, a juíza Luciana Teixeira de Souza anuncia limites para as carreatas e proíbe a utilização de som de veículo do tipo paredão em todo o percurso da carreata, na Praça da Rodoviária “e em qualquer outro lugar em que esteja tirando o sossego da população em geral, sob pena de recolhimento do veículo”.
A medida acontece após os acidentes registrados durante as comemorações após o jogo de domingo e como resultado de uma reunião convocada ontem com Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Departamento Municipal de Trânsito (Demut) e Juizado da Infância e da Juventude. Em discussão a situação crítica em que se colocam os torcedores após o jogo, muitos embriagados, montados em veículos dirigindo em alta velocidade e sem segurança. O resultado foi uma série de acidentes, incluindo uma vítima fatal. Em todas as ocorrências registradas os guiadores estavam alcoolizados.
Conforme denúncia do Caderno Regional da última segunda-feira, centenas de torcedores participam das carreatas sem capacete, os porta-malas e capôs dos carros viram arquibancada improvisada, e os carros e motos seguem em alta velocidade pelas ruas de Limoeiro. Moradores que não participam do “passeio” dizem ter medo de sair às ruas após os jogos. E para piorar a série de imprudências, várias crianças, de todas as idades, são vistas participando com os pais em motos e caminhonetes superlotadas.
Luciana determina que as carreatas nos dias dos jogos do Brasil tenham início só 20 minutos após o fim do jogo. A assessoria da juíza esclarece que não foi cogitada a proibição do evento, mas a sua regulamentação. O percurso será da Praça da Assunção seguindo pela Avenida Dom Aureliano Matos até a rotatória, onde deverá se dispersar. Está proibida a utilização de paredão de som, sob pena de recolhimento do veículo, e flagrantes de uso de entorpecentes, inclusive “lança-perfume” sujeita o infrator à prisão. Hoje e manhã haverá blitz educativa.
MAIS INFORMAÇÕES:
Departamento Municipal de Trânsito (Demut)
Limoeiro do Norte
(88) 3423.2312
Melquíades Júnior
Colaborador