Conteúdo da Notícia

Justiça estadual vai distribuir 100 mudas de plantas nesta segunda-feira, 05, Dia do Meio Ambiente

Ouvir: Justiça estadual vai distribuir 100 mudas de plantas nesta segunda-feira, 05, Dia do Meio Ambiente

O Poder Judiciário cearense promoverá várias ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que ocorrerá ao longo do mês de junho, será iniciada nesta segunda-feira (05/06), no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), das 9h às 11h, com a distribuição de 100 mudas de plantas para incentivar o cultivo e a preservação da natureza.

Magistrados, servidores, colaboradores e público externo poderão receber muda de pitomba, ingá, tamarineiro, ipê roxo, mini lacre, clúsia, palmeira ou dracena no salão do elevador central do FCB. De acordo com a Diretoria do Fórum, que está à frente dessa iniciativa, será entregue uma muda de planta por pessoa cadastrada no local, obedecendo ordem de chegada.

Também serão divulgados cartazes com orientações sobre sustentabilidade para alertar quem trabalha ou está passando pelo Fórum. Além disso, o Pôr do Sol Cultural, promovido na penúltima sexta-feira de cada mês, terá como tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O evento será no dia 23 de junho, a partir de 16h30, no Espaço de Convivência dos Servidores. Na ocasião, serão distribuídas mais trinta mudas de plantas (cajá, ipê roxo, cidreira, moringa, ingá e pitomba).

NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Socioambiental e da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário, promoverá um questionário sobre a temática para o público interno. Ao final das perguntas, cada participante receberá um número para participar de sorteio de ecobags.

A ideia é incentivar o uso de sacolas ecológicas, contribuindo para a diminuição da utilização de plástico, que pode demorar até 300 anos para se decompor.

Segundo a supervisora do Núcleo Socioambiental do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a atenção ao meio ambiente merece um olhar ampliado. “É fundamental pensarmos constantemente na promoção de ações sustentáveis para o clima, a natureza e para a área social, no ser humano inserido num mundo mais justo e saudável”, destacou a magistrada.

O Núcleo foi criado em 2015, como parte do Planejamento Estratégico do Tribunal, e é responsável pelo gerenciamento de questões relacionadas ao tema. Já em 2021, o TJCE instituiu a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), mais um passo na linha da Agenda 2030, cujos planos de ações têm sido divulgados e estimulados pela Justiça cearense. Entre as iniciativas estão o uso responsável de papel, como redução da impressão de documentos, reúso de água, substituição de copos plásticos, instalação de placas solares, entre outras medidas.

Agenda2030