Conteúdo da Notícia

Nupaci do TJCE completa dois anos de atuação e dobra número de expedientes produzidos

Ouvir: Nupaci do TJCE completa dois anos de atuação e dobra número de expedientes produzidos

Ao completar dois anos de atuação, o Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) mais que dobrou o número de expedientes produzidos em relação ao primeiro ano. De maio de 2022 a maio de 2023, foram 235.025 mil expedientes produzidos atendendo cerca de 100 unidades judiciárias. O dado representa aumento de 119,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou 107.257 expedientes produzidos.

O Núcleo foi criado pelo Tribunal com a finalidade de auxiliar as unidades judiciárias das comarcas interioranas na elaboração e processamento de expedientes. Ao todo nos dois anos, o Nupaci já ultrapassou o número de 300 mil expedientes produzidos, atendendo 123 unidades distribuídas em 81 comarcas do Estado.

De acordo com a juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, supervisora do Núcleo, faz parte da atividade da gestão do Nupaci o levantamento dos dados de produtividade para acompanhar e aperfeiçoar as rotinas de trabalho. Para a magistrada, os números apresentados superam as metas internas definidas.

“É bom ressaltar que esses números ainda não conseguem aferir o real impacto da atuação do Nupaci no Interior, vez que muitas das atividades desempenhadas pelos servidores não podem ser contabilizadas, tais como as inúmeras capacitações, os saneamentos de filas do sistema SAJ, o auxílio na migração dos processos para o sistema PJe, a correção de classe processual, a atuação no sistema SEEU, dentre outros. Ainda assim, além de relevante para o aperfeiçoamento interno da gestão, é um resultado que demonstra a consolidação do Núcleo como instrumento de incremento de produtividade e de promoção da celeridade processual”, explica a juíza.

O objetivo do Nupaci, com sede nas Comarcas do Crato e Eusébio, é agilizar as demandas da população por todo o Estado ao contribuir com a celeridade no cumprimento de atos judiciais e com a redução da taxa de congestionamento. Além disso, tem como meta promover o aumento da produtividade e padronizar os procedimentos das unidades assistidas.

Nos 100 primeiros dias da atual Gestão do TJCE, o Nupaci já confeccionou 64.425 expedientes de 62 unidades, crescimento superior a 60% em relação ao mesmo período de 2022.