Conteúdo da Notícia

Justiça estadual realiza júri simulado para estudantes de Direito

Justiça estadual realiza júri simulado para estudantes de Direito

Ouvir: Justiça estadual realiza júri simulado para estudantes de Direito

Alunos do curso de Direito do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni 7) participaram, nesta quarta-feira (29/05), de júri simulado conduzido pelo juiz Henrique Lacerda de Vasconcelos, da Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Fortaleza. O evento ocorreu no auditório da Instituição.
Além do juiz, a simulação contou com representantes do Ministério Público do Estado e Defensoria Pública, que atuaram na acusação e defesa, respectivamente. Durante a simulação, cada ação realizada era explicada aos alunos com a devida justificativa.
Para o magistrado, a experiência de participar da iniciativa foi “muito gratificante”, porque permitiu passar aos estudantes o que aprendeu com os professores e com a vida profissional. “Hoje, eu tive a oportunidade de passar meu aprendizado”, relatou.
Representando o Ministério Público do Ceará, participou a promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão. Ela destacou que foi importante porque ajudou a despertar nos jovens “o interesse pelo Tribunal do Júri, que é uma garantia constitucional”.
A defesa ficou por conta da defensora pública Sulamita Alves Teixeira. Conforme ela, o simulado mostrou “a importância das instituições para os estudantes de Direito, que poderão escolher melhor as carreiras jurídicas, além de todas as pessoas envolvidas no júri”.
Além de espectadores, os estudantes que estiveram presentes também tiveram a oportunidade de atuar na simulação como réu, testemunhas e jurados. Para o aluno Fernando Fabrício, o simulado “foi maravilhoso e esclarecedor, porque fez uma ponte entre a comunidade e a Justiça, para que se entenda mais os procedimentos adotados no júri”.
A iniciativa faz parte das ações da IV Semana Estadual do Júri, promovida pelo Judiciário estadual de 10 a 14 de junho. A organização do evento foi da Seção de Capacitação (Secap) do Fórum Clóvis Beviláqua.

A Semana Estadual do Júri faz parte da Meta de “Persecução Penal de Ações Penais em Tramitação” da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem como foco prioritário os crimes dolosos contra a vida. No âmbito do Judiciário cearense, o responsável é o desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira.