Conteúdo da Notícia

TJCE obtém 3º lugar em Governança de Tecnologia da Informação

TJCE obtém 3º lugar em Governança de Tecnologia da Informação

Ouvir: TJCE obtém 3º lugar em Governança de Tecnologia da Informação

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) obteve o 3º lugar entre os tribunais estaduais do Brasil, em Maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, com o percentual de 75,95%. O Judiciário cearense ficou atrás apenas dos TJs do Amapá (1º lugar, com 81,96%) e de Pernambuco (2º lugar, com 81,01%). Com a conquista, o TJCE alcança o nível de maturidade em governança e gestão de TI, calculado em cima de um questionário.
A informação foi divulgada no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta quarta-feira (29/05), e é resultado de auditoria realizada pelo órgão em parceria com os setores de Auditoria e Controladoria dos tribunais estaduais, eleitorais, federais e trabalhistas do país. O balanço tem como objetivo avaliar o nível de governança de TI dessas instituições.
Segundo o gerente de Governança da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TJCE, Rafael Garcia Barbosa, desde a criação da Gerência, em 2015, a Setin tem elaborado, anualmente, projetos estratégicos para aprimorar a governança no setor, usando como base os critérios definidos pelo CNJ. Essa ação permitiu que a Justiça cearense aumentasse seus índices a cada ano.
“Nós temos trabalhado em cima de um questionário que o Conselho Nacional de Justiça disponibiliza todos os anos, o Questionário iGovTIC. Em cima disso, nós direcionamos as nossas ações. Em 2018, o CNJ passou a fazer a auditoria compartilhada com a Auditoria Administrativa de Controle Interno para avaliar como está realmente o nível de governança. Estamos sempre priorizando, focando naquilo que o Conselho diz que é importante usarmos, com base nesse questionário. Temos também a colaboração da Auditoria, que é importante para nos guiar e ajudar a alcançar essas recomendações”, explica o gerente.
Para a secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Olsen, o resultado só foi possível de ser alcançado com o esforço conjunto de todos que fazem parte da Setin.
iGovTIC
O Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC) é um índice desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça com o propósito de identificar, avaliar e acompanhar a situação da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos do Poder Judiciário. Através do Questionário de Avaliação Anual é possível identificar o nível de Maturidade do Perfil da Governança de TIC.
GERÊNCIA DE GOVERNANÇA DE TI
De acordo com Rafael Garcia, a Gerência de Governança de Tecnologia da Informação tem como foco a estruturação da área de TI referente a processos, priorização de investimentos e definição de projetos prioritários para a gestão. “Dentro da Governança temos áreas específicas para contratos, orçamento, projetos e processos. Nós somos responsáveis pela administração desses aspectos dentro do setor”, explica.