Conteúdo da Notícia

Justiça estadual inicia 22ª Justiça pela Paz em Casa com 410 audiências agendadas

Ouvir: Justiça estadual inicia 22ª Justiça pela Paz em Casa com 410 audiências agendadas

Com 410 audiências agendadas, o Judiciário cearense iniciou nesta segunda-feira (21/11), a 22ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Até a próxima sexta (25), magistrados e servidores da Capital e do Interior participam da mobilização para dar mais celeridade aos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher e de feminicídio, quando a vítima sofre tentativa de morte ou é morta em razão do gênero.

Os Juizados de Violência Doméstica de Fortaleza (1º e 2º) e de Juazeiro do Norte agendaram um total de 100 audiências, e a 3ª Vara da Comarca de Maracanaú 55. Além das audiências e julgamentos, a programação também inclui ações educativas para sensibilizar a sociedade quanto ao tema.

A Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), presidida pela desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, é responsável pelos trabalhos. O evento, que envolve todos os 27 Tribunais de Justiça do País, é realizado desde 2015 a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de dar andamento aos processos, são realizadas campanhas e outras ações para conscientizar a população sobre o assunto.

EDIÇÃO ANTERIOR
A edição anterior, realizada em agosto deste ano, proferiu 792 sentenças. Ao todo, a força-tarefa envolveu 39 magistrados e 173 servidores. No total, foram concedidas 171 medidas protetivas de urgência e 115 foram revogadas. Também foram proferidos 714 despachos. Ainda de acordo com as estatísticas, a força-tarefa contabilizou 1.133 ações com sentenças ou decisões.