Conteúdo da Notícia

Justiça estadual e Governo do Estado articulam ações para tornar a linguagem jurídica mais compreensível

Ouvir: Justiça estadual e Governo do Estado articulam ações para tornar a linguagem jurídica mais compreensível

Alguns termos jurídicos nem sempre são compreendidos pela maioria da população que não conhece o Direito. Para tornar essa comunicação mais acessível a todos, o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realiza, nesta terça-feira (09/08), às 10h, a ação “Linguagem simples e o direito visual”. O evento é uma parceria com o Governo do Estado, por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado em abril deste ano, que tem o objetivo de articular ações para apoiar e trocar experiências sobre práticas e projetos inovadores.

O encontro dessa terça-feira é destinado a magistradas(os) e servidoras(es). Será no auditório Floriano Benevides, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza, com palestras da coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, e da gestora de Inovação Jurídica, Mariana Zonari. As duas integram o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris).

Segundo o coordenador do Laboratório de Inovação do TJCE, Welkey Costa, o encontro visa sensibilizar os integrantes do Judiciário cearense para tornar mais fácil a linguagem jurídica, promovendo melhor entendimento da população. “Precisamos compreender que não falamos somente para advogados. É necessário escrever de maneira mais simples para que possamos nos reaproximar da população. Trata-se de tornar a linguagem um elemento de inclusão”, afirma.
Os participantes da palestra receberão certificado. A comprovação da participação se dará mediante preenchimento de formulário, que será disponibilizado na entrada do auditório.

Agenda2030