Conteúdo da Notícia

Juízes participam da 2ª etapa do Curso de Segurança Pessoal

Juízes participam da 2ª etapa do Curso de Segurança Pessoal

Ouvir: Juízes participam da 2ª etapa do Curso de Segurança Pessoal

A 2ª semana do Curso de Segurança para Magistrados do Poder Judiciário estadual teve início nesta quinta-feira (03/10). Os participantes assistiram a aulas sobre Gerenciamento de Crises e, nesta sexta (04), terão instrução sobre “Atentados – Histórico, Definição, Tipos, Motivação, Exemplos no Mundo, Facções Criminosas no Brasil”, “Ações de Inteligência para Proteção de Autoridades Judiciais” e “Fundamentos e Técnicas de Tiro – Teoria”. As disciplinas foram ministradas na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
Segundo o juiz Fernando de Souza Vicente, da Vara da Infância e Juventude de Maracanaú, o curso é muito importante “porque serve para todas as pessoas, independente do trabalho. São informações que só temos acesso por meio desse treinamento, além de nos transformar em disseminadores de práticas de segurança”.
As aulas prosseguem amanhã com “Ações de Inteligência na Proteção de Autoridades Judiciais” e “Gerenciamento de Crises”, também na Esmec. Já no sábado (5), haverá a conclusão, com a Prática de Tiro, que será realizada no clube Gun House.
Na primeira semana do curso, que teve início no último dia 26, foram ministradas aulas sobre “Ações para Proteção de Autoridades Judiciais”; “Defesa Pessoal”; “Noções de Primeiros Socorros”; e “Direção Defensiva e Evasiva, Teoria e Prática”.
O tenente-coronel da Polícia Militar Clauber de Paula, chefe da Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), explicou que a capacitação objetiva proporcionar ao magistrado “maior possibilidade de defesa para sair de situações emergenciais, caso não tenham por perto um segurança policial”.
O militar destacou que neste ano deverão ser realizadas outras duas turmas do treinamento, sendo mais uma ainda em outubro e a próxima em novembro.
A iniciativa é promovida pela Assistência Militar do TJCE em parceria com Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/Ce), Associação Cearense de Magistrados (ACM) e Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).