Conteúdo da Notícia

Órgão Especial aprova indicação da desembargadora Iracema Vale para cargo de Juiz Auxiliar do CNJ

Publicado em: 03-10-2019

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (03/10), a prorrogação do afastamento da desembargadora Iracema Vale tendo em vista a sua indicação para o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sessão foi conduzida pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Washington Araújo.

A magistrada começará a exercer a nova função a partir de 10 de outubro, data em que se encerra o mandato de conselheira do CNJ, com prejuízo das funções jurisdicionais no TJCE. Iracema Vale é a primeira desembargadora cearense a se tornar conselheira do CNJ, tendo sido empossada em 2017, em vaga de indicação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2018, também foi eleita, por unanimidade, ouvidora-geral do Conselho.

No Judiciário cearense, a nomeação como desembargadora se deu em outubro de 2005, pelo critério do Quinto Constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público. No TJCE, desempenhou as funções de ouvidora, membro do Conselho Superior da Magistratura e presidente da Corte. Também exerceu os cargos de presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e procuradora-geral de Justiça.