Conteúdo da Notícia

Juízes coordenadores se reúnem para tratar  sobre Semana Nacional da Conciliação

Juízes coordenadores se reúnem para tratar sobre Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Juízes coordenadores se reúnem para tratar sobre Semana Nacional da Conciliação

Os juízes coordenadores da Comarca de Fortaleza estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (12/09), na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, para definir estratégias visando a 11ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de novembro deste ano.
Segundo o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), juiz Carlos Henrique Oliveira, a expectativa é que supere os resultados de 2015, com a realização de mais de 14.000 audiências.
Também participaram da reunião o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales; juízas Natália Almino (coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), Valeska Alves Alencar Rolim (das Varas de Família de Fortaleza) e Andréa Mendes Bezerra Delfino (das Varas da Fazenda Pública, de Recuperação de Empresas e Falência e de Registro Público); além de Wilton Bessa e Luis Eliesio Silva, respectivamente, secretário executivo e assessor jurídico da Diretoria do Fórum.
RESULTADOS
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado, a Semana da Conciliação envolveu 3,1 mil magistrados, 968 juízes leigos, 5 mil conciliadores e outros 5,2 mil colaboradores em 47 tribunais. As 354 mil audiências realizadas resultaram em 214 mil acordos, um índice de 60% de composição dos conflitos. Os acordos firmados representaram um montante de R$ 1,645 bilhão – sendo a maior parte das conciliações (189,6 mil) realizadas nas cortes de Justiça estadual.