Juízas(es) da 5ª Zona Judiciária destacam importância do “Corregedoria Mais Perto” para aperfeiçoamento dos trabalhos
- 2253 Visualizações
- 21-10-2025
Em mais uma etapa do programa “Corregedoria Mais Perto”, magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam nas Comarcas de Maracanaú e Maranguape receberam, nesta terça-feira (21/10), a visita da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) para um momento de diálogo e escuta ativa, visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional e à rotina de trabalho nas unidades.
A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, enfatiza a missão do programa em promover o diálogo para resolver demandas específicas das comarcas. “Esse momento é para ouvir juízas e juízes, servidoras e servidores, conhecer cada realidade, colher informações e sugestões e, assim, construir uma ponte para resolver as demandas apresentadas”.
A iniciativa, lançada em março de 2025, tem sido bem recebida pelos profissionais do Judiciário, que veem na aproximação uma oportunidade de expor desafios e contribuir para soluções que impactam diretamente a qualidade do serviço oferecido à sociedade.
O juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Maracanaú, Pedro Augusto Teixeira Dias, fala da satisfação de receber a comitiva na unidade. “Recebemos com muita satisfação o Corregedoria Mais Perto, que realmente faz uma escuta ativa das demandas das(os) servidoras(es) e das(os) juízas(es) que atuam nos núcleos judiciais e nas comarcas. É um programa importante e que certamente trará muitos resultados através desse contato direto com a com a corregedora e os(as) juízes(as) auxiliares.”
A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Maranguape, Ana Izabel de Andrade, salientou que a aproximação com a Corregedoria permite tratar de forma mais eficaz as necessidades da região. “É um momento que a gente traz as dificuldades, as demandas que a gente tem nas nossas próprias comarcas, falando diretamente com a corregedora e com a equipe responsável. Então é um momento de interlocução muito importante entre o Tribunal e os juízes de Primeira Instância.”
Para o servidor Egilson da Rocha Barroso Sobrinho, o programa contribui para a construção de soluções mais práticas e eficazes nas unidades a partir da troca de informações. “A reunião fortalece o diálogo entre a Corregedoria e as unidades presentes aqui, aproximando as equipes e tornando o nosso trabalho mais alinhado e transparente”.

Também estiveram presentes na reunião, que ocorreu no Fórum da Comarca de Maracanaú, as(os) juízas(es) corregedoras(es) auxiliares Ana Kayrena da Silva Freitas, Flávia Setúbal de Sousa Duarte, Gúcio Carvalho Coelho e Wildemberg Ferreira de Sousa.
A programação de visitas para 5ª Zona Judiciária inclui ainda a Comarca de Aquiraz, que receberá a comitiva no próximo dia 22 de outubro. A ação contemplará magistradas(os) e servidoras(es) de Eusébio, Pindoretama, Cascavel e Itaitinga.
SEIS ZONAS VISITADAS
Desde seu lançamento na Comarca do Crato, em março deste ano, o programa “Corregedoria Mais Perto” expandiu as visitas para diversas regiões do Estado, visitando Baturité, Mulungu, Pacoti e Redenção em abril; Aracati, Jaguaruana e Beberibe em maio; Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu em julho; Sobral, Massapê e Santana do Acaraú em agosto; e Canindé, Caridade e Boa Viagem em setembro, reforçando o diálogo e a proximidade com as diferentes regiões.
A expectativa, de acordo com a desembargadora Marlúcia, é de que todas as Zonas Judiciárias sejam contempladas pelo Programa, fortalecendo o trabalho das juízas e dos juízes, servidoras e servidores que atuam nas comarcas, resultando em benefícios diretos para a comunidade. “A Corregedoria já visitou seis das 14 Zonas Judiciárias, e pretendemos visitar todas até o final da gestão.”



